Manuel Lucas de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lucas de Oliveira)
Ir para: navegação, pesquisa

Manuel Lucas de Oliveira (Povo Novo, 1797Rio Grande, 1874) foi um notável militar brasileiro.

Combateu na Revolução Farroupilha em várias importantes batalhas, como um dos principais líderes e ministro da guerra do Rio Grande do Sul, entre elas a batalha do Seival, quando depois da vitória, ajuda a convencer o comandante Antônio de Sousa Neto a proclamar a República Rio-Grandense, declarando separado o Rio Grande do Sul do Império do Brasil.

Foi capturado em 25 de março de 1840, junto com Onofre Pires, perto da Quinta do Bibiano, margem direita do Rio Jacuí, junto com 60 infanial Francisco Pedro de Abreu[1].

Foi ministro da Guerra da República Rio-Grandense e terminou a guerra no posto de coronel. Assinou uma das 3 declarações de paz, firmada em 28 de fevereiro de 1845, em nome de Gomes Jardim, presidente da República Rio-Grandense, encerrando uma guerra de mais de 9 anos.

Foi eleito deputado provincial na 3ª Legislatura da Assembleia do Rio Grande do Sul, em 1848.[2] Depois foi responsável pela organização do primeiro corpo de Voluntários da Pátria para Guerra do Paraguai em 1865.

Manoel Lucas de Oliveira foi Estancieiro nas proximidades do Arroio Candiota, era casado com sua sobrinha Inês Lucas de Oliveira .

Referências

  1. Vencer - rs acessado em 25 de fevereiro de 2008
  2. FRANCO, Sérgio da Costa. A Assembléia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul (1835-1889). Porto Alegre, CORAG, 2004.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.