Ludwig Deppe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ludwig Deppe
Nascimento 7 de novembro de 1828
Alverdissen
Morte 5 de setembro de 1890 (61 anos)
Bad Pyrmont
Cidadania Alemanha
Ocupação compositor, pianista, maestro, musicólogo

Friedrich Ludwig Christoph Heinrich Deppe (Barntrup, Alverdissen, 7 de novembro de 1828Bad Pyrmont, 5 de setembro de 1890) foi um compositor e maestro alemão.

Deppe estudou violino, piano e composição em Detmold até 1857. Mais tarde, estudou com Eduard Marxsen e Johann Christian Lobe em Leipzig. Terminou seus estudos atuando como professor de música em Hamburgo.

Deppe logo se distinguiu como condutor, passando a reger o coral da Michaeliskirche, sempre demonstrando preferência por oratórios de Georg Friedrich Händel. Depois de longas viagens, assumiu por 4 anos o posto de Maestro Titular da Orquestra Sinfônica de Berlim (hoje substituída pela Orquestra Sinfônica Alemã). No fim de sua vida, lecionou piano e regeu grandes concertos e oratórios. Em 1876, conduziu o concerto de estreia do festival de música de Silésia.

Entre suas composições, podem-se destacar as aberturas para os dramas de Theodor Korner "Zriny" e "Don Carlos", uma sinfonia em Fá e uma série de obras para coro. Deppe foi muito celebrado por sua orquestração de vários oratórios de Händel.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Literatura de e sobre Ludwig Deppe no catálogo da Biblioteca Nacional da Alemanha

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.