Ludwig Weber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Ludwig Weber
Nascimento 31 de outubro de 1895
Freiburg im Breisgau
Morte 1991 (96 anos)
Beinwil am See
Cidadania Alemanha
Ocupação aviador

Ludwig Weber (Friburgo em Brisgóvia, 31 de outubro de 1895 - Beinwil am See, 1991) foi um piloto alemão e designer de carros e motos. Ele foi um piloto de aviões-caça na Primeira Guerra Mundial, piloto da empresa alemã fabricante de aviôes Junkers, o piloto pessoal do Imperador Haile Selassie da Etiópia, instrutor de voo para a Força Aérea Portuguesa e Diretor Geral no Brasil da empresa Viação Aérea São Paulo (VASP). Ele foi o instrutor de voo de Hermann Frommherz e Hermann Göring, e construiu a primeira aeronave na Etiópia.

Ludwig Weber construiu, no período de 1924-1928, em Freiburg-im-Breisgau, juntamente com seu irmão Anton, carros e motos. Os veículos construídos pelos irmãos tinham o nome LuWe, sendo o principal foco o setor de motocicletas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ludwig Weber foi de novembro de 1916 a novembro de 1917, piloto de caça da Esquadrilha de 3 (Jasta 3) e voou em aviões como Albatros D.II, Albatros D.V, etc. Em 17 de novembro de 1917, foi abatido quando era instrutor de voo na Jagdstaffelschule I. Durante a guerra foi membro da Kampfeinsitzerstaffel 4b (Kest 4b) em Friburgo em Brisgóvia como responsável pela segurança interna onde permaneceu até o fim da guerra.

De 1926 a 1928, foi piloto de aeronave Dietrich-Gobiet, provavelmente em Friburgo em Brisgóvia e, em seguida, em 1 de junho de 1928 foi trabalhar como um piloto da Junkers.

Em 1933, foi para Adis Abeba, como um piloto particular do Imperador Haile Selassie, para estabelecer o transporte aéreo na Etiópia. Ele construiu o avião AETHIOPIEN I, (provavelmente foi baseado em um modelo Meindl van Nes-VII (M7)) e voou pela primeira vez em 1935. Este avião foi desmontado e transportado para Adis Abeba. Mais duas aeronaves foram planejadas, no entanto, a Invasão italiana em outubro de 1935 significou o fim da cooperação. Weber e sua equipe deixaram a Etiópia em 1936.

No mesmo ano Weber foi para Portugal, onde construíu os aviões Junkers Ju 52/3m. Na primavera de 1939, tornou-se o chefe da recém-fundada Viação Aérea São Paulo (VASP). No Brasil casou-se, provavelmente em 1943, com a suiça Frieda Heuri. Weber deixou de voar em 1949.

Em 1975, Weber passou a morar na Suíça, onde morreu em 1991. Em sua sepultura tem a inscrição: Ludwig Weber-Heuri, 1895-1991, junto com um Logotipo "Velha Águia'.

Literatura[editar | editar código-fonte]