Luiz Carpenter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Luiz Frederico Sauerbronn Carpenter (Nova Friburgo, 27 de agosto de 1876Rio de Janeiro, 10 de abril de 1957) foi um advogado, jurista e professor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Completou seus estudos no Liceu Nacional de Friburgo em 1898. Começou a exercer o magistério aos 22 anos, no Rio de Janeiro, tornando-se catedrático de direito processual da então Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro e de direito judiciário da mesma enquanto chamada Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Licenciou-se na Ordem dos Advogados do Brasil em 1932.

Em 1935 fundou a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, hoje Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da qual foi seu primeiro diretor (até 1938) e catedrático de direito civil.

Foi preso em 1935, acusado de participar da Intentona Comunista. Faleceu na capital e foi enterrado no cemitério luterano de sua cidade natal.[1]

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Em Nova Friburgo, onde nasceu, hoje há uma biblioteca com seu nome.

O diretório acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro recebeu o nome de Centro Acadêmico Luiz Carpenter (CALC), asim chamado até hoje, em sua homenagem.

Referências

  1. Sanglard, Pedro Elias Erthal (1995). «Luiz Carpenter». Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (2). São Paulo. pp. 87–90 
Ícone de esboço Este artigo sobre um jurista ou advogado(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.