Luminosidade (cor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em colorimetria, luminosidade ou claridade é uma das modalidades tríplices que são usadas para referenciar as cores de um espaço de cores RGB de um modo mais intuitivo e compreensível ao ser humano. As outras modalidades são o matiz e a saturação; às vezes um canal alfa é utilizado como uma quarta dimensão.

Nos modelos HSL e HSV os parâmetros visam dar comunicabilidade e reprodutibilidade às cores como num modo independente de dispositivo. O parâmetro claridade não tem lugar no modelo RGB que referencia suas cores vetorialmente, de modo dependente de dispositivo.

A claridade da cor ou de um objeto colorido é expressa em porcentagem ou fração numa escala perceptualmente uniforme, porém não comprimida, em que a cor aparece graduada do completamente enegrecido (ou apagado) ao completamente embranquecido (ou ofuscado) tal qual é convertida do RGB.

Escala de claridade para o cinza neutro
0 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

A escala de claridade[editar | editar código-fonte]

No modelo de cores HSL, as cores de mesmo matiz são distribuídas num plano triangular em que o matiz mais escurecido ocupa o vértice inferior, a cor mais clara o vértice superior e a cor mais pura o vértice que fica à meia altura no mesmo nível do cinza médio.

No modelo de cores HSV ou HSB, as cores são distribuídas num triângulo retângulo, em que o matiz puro fica nivelado por cima com o branco.

Em ambos os modelos, o eixo que liga o matiz mais escuro ao mais claro exibe uma escala de cinzas perceptualmente uniforme em que o cinza médio ocupa a posição central.

No modelo HSV, a brilhância é igual ao máximo valor do componente RGB.

Para o modelo HSL a luminosidade l é encontrada calculando:

l = \tfrac{1}{2} (\max + \min)

Aplicações[editar | editar código-fonte]

No sistema operacional de computadores Windows, a escala de claridade tem representação visual e seus valores em RGB (sRGB) são convertidos automaticamente para o HSL. Por exemplo: a cor vermelha em notação hexadecimal que seria ff0000 é convertida para seus valores HSL como Matiz=0, Saturação=255 e Luminosidade=128.

No editor de imagens Photoshop, o modelo adotado é o HSB onde só o matiz recebe o mesmo número do HSL: 0; já a Saturação tem seu limite em 100%, a mesma cor vermelha assume brilhância de 100%.

Há recomendação para o uso da notação do HSL em páginas de hipertexto para publicação na World Wide Web.[1] Nesta recomendação O matiz assume valores de 0 a 360º, a saturação de 0 até 100% e a brilhância também de 0 a 100%.

Luminosidade e luminosidade L[editar | editar código-fonte]

A luminosidade nos modelos de cor HSL E HSV derivam dos valores RGB e são calculados como média aritmética simples dos valores RGB considerados.

Já a luminosidade no modelo de cor CIELAB tenta mimetizar a resposta não-linear do olho humano, computando o triestímulo Y para correlacionar a amplitude de luminosidade em um valores L.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]