Modelo global de dados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de MGD)

O modelo global de dados (MGD) é um modelo de dados e processos em alto nível e tem como objetivo mapear as informações armazenadas nos sistemas do Governo Federal[nota 1] Este modelo foi adotado pela e-Ping e definido como a Arquitetura de Interoperabilidade para Integração de Dados e Processos, possibilitando o compartilhamento e o reuso de informações nas soluções atuais e em desenvolvimento na Administração Pública Federal.

Para adoção do pradrão Modelo Global de Dados estão disponíveis sem custo, no site https://web.archive.org/web/20120810205441/http://modeloglobaldados.serpro.gov.br/modelo-global-de-dados, as metodologias e notações, conteúdo para capacitação e modelo de governança e gestão, garantindo a integridade e qualidade de suas informações durante sua evolução.

Contextualização[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2009, foi criado o Comitê Interministerial do Macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças (MPOF) formado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, Ministério da Fazenda - MF e Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO. Esse comitê foi responsável por identificar melhorias na atual forma de realização das atividades e no planejamento de programas e ações de Governo.

O padrão Modelo Global de Dados (MGD) surgiu da necessidade de identificar e integrar as informações entre os sistemas de informações do Governo Federal. A elaboração de um mapa integrado e dinâmico de dados formado pelos diversos sistemas de informações que compõem os Sistemas de Gestão Administrativa (SGA)[nota 2]. Estes são responsáveis por um processo de gestão governamental como: acompanhamento dos programas e ações do Governo, administração financeira e contábil, compras e contratações, elaboração e acompanhamento do orçamento, dentre outros.

Sistemas Estruturantes[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o MGD conta com as informações dos sistemas estruturantes de governo geridas pelo Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão - MPOG tais como:

  • Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE;
  • Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - SIASG;
  • Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal - SIORG;
  • Sistema Integrado de Administração Patrimonial - SIAPA;
  • Sistema Integrado de Dados Orçamentários - SIDOR, dentre outros.

Já os sistemas geridos pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN do Ministério da Fazenda - MF tem-se:

  • Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi;
  • Operações Oficiais de Crédito – O2C;
  • Haveres da União, dentre outros.

Falta de Integração entre Sistemas[editar | editar código-fonte]

Devido aos sistemas terem sido desenvolvidos em épocas diferentes, com plataformas e tecnologias distintas a integração entre esses sistemas não ocorrem e assim cada um opera isoladamente. Caso esses sistemas fossem interoperáveis, ou seja, se comunicassem a gestão administrativa do Governo Federal seria mais eficiente, ampliando o entendimento e possibilitando um melhor controle das informações geradas e tratadas por estes.

O MGD busca solucionar o problema da falta de integração de dados e processos, identificando as ações necessárias para a integração, modernização e o desenvolvimento de soluções que suportem a tomada de decisão. É utilizado como referência para a manutenção, atualização dos sistemas legados e o desenvolvimento de novas versões dos Sistemas de Gestão Administrativa.

Metodologia[editar | editar código-fonte]

O MGD realiza o mapeamento dos dados levantados, registrando as informações relevantes ao negócio e conta com sua estrutura, semântica e os processos que tratam desses dados. Com isso permite-se identificar o dono da informação, verificando em qual processo a informação é criada e em quais processos esta é consumida ou alterada oferecendo insumos importantes para o rastreamento da vida do dado.

Essa metodologia aborda as seguintes visões:

  • Visão de dados: Apresenta um mapa com as principais entidades de negócio onde estão guardadas as estruturas e as descrições.
  • Visão de negócio: Mapeia os processos de negócio verificando quando cada informação é criada ou consumida.
  • Visão integrada de processos: Verifica-se onde um processo impacta no seguinte e quais processos podem ser integrados.

Notas

  1. Esse modelo considera apenas as informações relevantes para o entendimento do negócio, não levando em consideração os detalhes operacionais ou tecnológicos.
  2. Nesse sentido, o MGD pretende gerir melhor as informações a partir de uma visão global e integrada dos dados, possibilitando a melhoria do negócio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]