Madona Dourada de Essen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Madona Dourada de Essen (c. 980)

A Madonna Dourada de Essen é uma escultura da Virgem Maria e do Menino Jesus. É um núcleo de madeira coberto com folhas finas de ouro. A peça faz parte do tesouro da Catedral de Essen, anteriormente a igreja da Abadia de Essen, na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, e é mantida em exibição na catedral.

Datada por volta do ano 980, é a mais antiga escultura conhecida da Madona e a mais antiga escultura medieval independente ao norte dos Alpes[1], e também é uma das poucas grandes obras de arte a sobreviver dos tempos otonianos.

Até hoje, ela permanece um objeto de veneração e símbolo de identidade para a população da área do Ruhr. É a única sobrevivente de comprimento total do que parece ter sido uma forma comum de estátua entre as igrejas e abadias mais ricas da Europa do Norte dos séculos X e XI; algumas dessas eram do tamanho real da figura humana, especialmente figuras da Crucificação.

A estátua é datada por volta do ano 980[2] e foi criada durante o mandato de Mathilde, uma neta do Imperador Oto I, como abadessa da Abadia de Essen.


Referências[editar | editar código-fonte]