Madona do Magnificat (Botticelli)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sandro Botticelli -Madona do Magnificaft

A Madona do Magnificat (em italiano: Madonna del Magnificat), é uma pintura de forma circular ou tondo do pintor renascentista italiano Sandro Botticelli. Também é referida como a Virgem e o Menino com Cinco Anjos. No tondo, vemos a Virgem Maria escrevendo o Magnificat com a mão direita, com uma romã na esquerda, enquanto dois anjos a coroam com o Menino Jesus no colo. Está agora na [[Galeria Uffizi, em Florença.

História[editar | editar código-fonte]

A história da pintura não é conhecida, mas os Uffizi a adquiriram de uma coleção particular em 1784[1]. Pode ter vindo de um dos muitos mosteiros suprimidos pelo Arquiduque Pietro Leopoldo. Há várias cópias da pintura, incluindo uma no Louvre e outra na Biblioteca e Museu Morgan, em Nova York. Na cópia do Louvre, o anjo mais à esquerda, coroando a Virgem, é apagado, deixando espaço para uma grande abertura de asas para o anjo mais alto do trio à esquerda[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Virgin and Child, and Angels (Madonna of the Magnificat) | Artworks | Uffizi Galleries". uffizi.it. Retrieved 14 November 2020.
  2. Gebhart, Emile (2010). Botticelli. Parkstone International. ISBN 9781780429953.