Magnálio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Magnálio são ligas à base de Al (Alumínio) com teores de 6 a 80% de Mg (Magnésio), com diferentes propriedades, em função do teor de Mg, podendo sofrer adição de outros elementos.

As ligas com baixos teores de Mg (na maior parte dos casos entre 8% e 20%), das quais a mais usada tem 10% de Mg, e é muitas vezes conhecida como AlMg7, têm propriedades mecânicas excelentes, melhores do que as do Al. Têm mais resistência à corrosão e à fadiga, são mais leves e mais trabalháveis. Podem ser facilmente forjadas, extrudadas, usinadas e soldadas. São muito usadas para a produção de peças extrudadas e fundidas, bem como em estruturas de embarcações e aeronaves.

Já as ligas com altos teores de Mg, são duras não podem ser trabalhadas, mas são inflamáveis e encontram emprego na fabricação de fogos de artifício. A liga 50%Al e 50%Mg, tem sido bastante utilizada, na forma granular, como intensificador de cores em fogos de artifício