Magnitogorsk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Magnitogorsk (em russo: Магнитогóрск, livremente traduzido como "cidade da montanha-ímã") é uma cidade mineira e industrial localizada próximo ao leito do Rio Ural, no Oblast de Cheliabinsk, na Rússia.

A cidade sediaria uma das maiores obras da industrialização do primeiro plano quinquenal da União Soviética.[1] Stálin o tinha objetivo de construir a primeira cidade planejada do mundo nas redondezas da mineradora. Para tanto, foi contratada uma firma americana, a Arthur McKee & Co, para desenhar a planta industrial da mineradora e treinar os operários que ergueriam a planta industrial, que seria semelhante à da U.S. Steel em Gary, Indiana.[1] A Magnitogorsk Iron & Steel Works foi inaugurada em 1933. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Magnitogorsk Iron & Steel Works foi responsável pela produção de aproximadamente um terço dos projéteis e metade dos tanques usados na guerra pelos soviéticos contra os exércitos do Eixo.[2] 40% orçamento da cidade é oriundo da atividade mineira da Magnitogorsk Iron & Steel Works.[2]

Fundada em 1743, a cidade foi batizada em homenagem à montanha Magnitnaya, composta quase inteiramente por ferro puro, uma anomalia geológica. Geograficamente, fica em 53° 23′ N, 59° 02′ L, no lado leste da extremidade sul dos Montes Urais. A população da cidade em 2002 era de 418 545, pouco menor que a calculada pelo censo de 1989 (440 321). É a segunda maior cidade russa que não serve como centro administrativo de uma das subdivisões da Rússia.

Magnitogorsk fica no fuso horário de Ecaterimburgo (YEKT/YEKST). O código postal da cidade é 455000, e seu código de área internacional é +7 (3519).

Naturais de Magnitogorsk[editar | editar código-fonte]

Ala Szerman, empresária brasileira e professora de educação física.

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Magnitogorsk é a sede do Estádio Central e do FC Magnitogorsk, que participa do Campeonato Russo de Futebol. [3].

Referências

  1. a b «Stories of cities #20: the secret history of Magnitogorsk, Russia steel city». Guardian. 12 de abril de 2016. Consultado em 5 de setembro de 2020 
  2. a b «Steel king with magnetic effect». Financial Times. 10 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2020 
  3. http://www.rsssf.com/tablesr/rus92.html
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.