MakeHuman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

MakeHuman é um software open source que gera modelos humanoides em 3D, semelhante ao Poser ou ou DAZ Studio. É escrito em C++ e Python e utiliza ferramentas externas de render como o Aqsis, porém pode ser exportado em formatos que permitam ser utilizados com outros softwares para edição e render como o formato wavefront (.obj), que pode inclusive ser lido pelo Blender 3D.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

MakeHuman é desenvolvido usando 3D morphing technology. Partindo de uma malha de base humana padrão (única) andrógina, ela pode ser transformada em uma grande variedade de caracteres (masculinos e femininos), misturando-os com interpolação linear. Por exemplo, dados os quatro principais alvos de morphing (baby, teen, young, old), é possível obter todas as formas intermediárias.

Interpolation of MakeHuman characters: 1st, 3rd, 5th, 7th are targets, others intermediate shapes.

Usando esta tecnologia, com um grande banco de dados de alvos de morphing, é praticamente possível reproduzir qualquer personagem. Ele usa uma interface [GUI] gráfica simples para acessar e manipular facilmente centenas de metamorfoses. A abordagem MakeHuman é usar sliders com parâmetros comuns, como altura, peso, gênero, etnia e musculosidade. Para disponibilizá-lo em todos os principais sistemas operacionais s, a partir de 1.0 alpha 8 ele é desenvolvido em Python usando OpenGL e Qt, com uma arquitetura totalmente realizada com plugins.

A ferramenta é projetada especificamente para a modelagem de seres humanos virtuais, com um sistema de pose simples e completo que inclui a simulação do movimento muscular. A interface é fácil de usar, com acesso rápido e intuitivo aos numerosos parâmetros necessários para modelar a forma humana.

O desenvolvimento de MakeHuman é derivado de um detalhado estudo técnico e artístico das características morfológicas do corpo humano. O trabalho lida com morphing, usando interpolação linear de translação e rotação. Com esses dois métodos, juntamente com um cálculo simples de um fator de forma e um algoritmo de relaxamento da malha, é possível obter resultados como a simulação do movimento muscular que acompanha a rotação dos membros.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

  • Poses Engine: um sistema para simulação do movimento muscular e movimento labial
  • Expressões faciais
  • 3 000 transformações
  • Sistema de mistura baseado nas técnicas Sheldon's anthropometric (endomorph, mesomorph, ectomorph)
  • Renderização da pele com Renderman
  • Autorigging: sistema automático de junção do corpo para fazer riggi
  • Morphing alchemy: sistema de mistura de modelos diferentes
  • Exporta para Wavefront (.obj)
  • Exporta para Collada (.DAE)
  • Gera cabelos (apenas versão 1.0)

Referências

  1. M. Bastioni, S. Re, S. Misra. Proceedings of the 1st Bangalore Annual Compute Conference, Compute 2008, 2008. «Ideas and methods for modeling 3D human figures: the principal algorithms used by MakeHuman and their implementation in a new approach to parametric modeling.». Proceedings of the 1St Bangalore Annual Compute Conference on - Compute '08 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.