Manteiga de ucuúba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A manteiga de ucuúba é um produto cosmético e farmacêutico obtido da palmeira Virola surinamensis, nativa da vegetação da região amazônica brasileira

A manteiga e o óleo é extraída do fruto desta palmeira, empregada na indústria cosmética e farmacêutica graças a sua alta propriedade de hidratação, restauração de pele e cabelos danificados. Essa manteiga tem uma consistência sólida em temperatura ambiente, mas derrete facilmente ao entrar em contato com a pele, tornando-se um óleo suave e nutritivo.

A substituição do sebo animal pela gordura da ucuúba resolve o problema de contaminação de produtos pelo uso de sebo animal, além de dar a sabonetes uma maior consistência e durabilidade, sendo perfeitamente viável a sua utilização mesmo com preços superiores ao do sebo animal.[1]

Propriedades[editar | editar código-fonte]

A manteiga de ucuúba possui propriedades hidratantes, emolientes e regeneradoras para a pele. Também, possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, É conhecida por ajudar a combater a secura e a aspereza da pele, além de promover a cicatrização e a regeneração de tecidos. Também é utilizada em produtos cosméticos, como cremes, loções, sabonetes e bálsamos labiais [2].

Sabonetes e cremes à base de ucuúba tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, revitalizante e anti-séptica. Os sabões e sabonetes produzidos artesanalmente por esta gordura dão um toque de maciez à pele além de ser utilizado popularmente como rejuvenescedor. A seiva da ucuúba pode ser utilizada para queda de cabelos e cicatrização de cortes em locais que não existe condições de sutura, clareia e tira manchas da pele.[3]

Composição dos ácidos graxos[editar | editar código-fonte]

Ucuúba da várzea
Ácido láurico % Peso 16,0 - 20,0
Ácido mirístico % Peso 72,0 - 76,0
Ácido palmitico % Peso 7,0 - 9,0
Saturado % 100
Insaturado % 0

Referências

  1. MANTEIGA UCUÚBA - UCUUBA (Virola surinamensis, Myristicaceae). http://www.amazonoil.com.br/produtos/manteigas/ucuuba.htm Arquivado em 9 de março de 2015, no Wayback Machine.
  2. SANTOS, Júlia da Costa. Avaliação das propriedades físico-químicas das manteigas de Bati (Ouratea parviflora) e de Ucuuba (Virola surinamensis). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  3. Maprica. Manteiga de Ucuuba. http://www.mapric.com.br/anexos/Boletim895_20082014-10h41.pdf Arquivado em 26 de novembro de 2014, no Wayback Machine.