Saltar para o conteúdo

Marilena Chaui: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.201.3.34 ( modificação suspeita : -207), para a edição 29978692 de Yone Fernandes
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Bread in a traditional oven.JPG]]
{{Info/Biografia
|nome = Marilena de Souza Chaui
|imagem =
|imagem_tamanho = 230px
<!-- |legenda = '''Marilena Chaui,''' durante palestra na Semana do Conhecimento, na [[UFMG]] -->
|nome_completo = Marilena de Souza Chaui
|data_nascimento = {{dnibr|4|09|1941}}
|local_nascimento = [[Pindorama (São Paulo)]]
<!-- |data_morte =
|local_morte = -->
|nacionalidade = {{BRA}}
|ocupação = [[Professora]] / [[Filósofa]]
|magnum_opus = [[A Nervura do Real]]
|cargo = [[:Categoria:Professores da Universidade de São Paulo|Professora da USP]]
|cônjuge = [[Michael Hall]]
|website = [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727003P3 Currículo Lattes]
}}
'''Marilena de Souza Chaui''' ([[Pindorama (São Paulo)]], [[4 de setembro]] de [[1941]]) é uma filósofa e [[História da Filosofia|historiadora de filosofia]] [[brasil]]eira.


da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao!
É filha do [[jornalista]] Nicolau Alberto Chaui, de origem [[árabe]],<ref>[http://veja.abril.com.br/041000/p_122a.html Mala no burro e casa na Paulista]. ''Veja'', 4 de outubro de 2000.</ref> e da professora Laura de Souza Chaui. Foi casada com o jornalista José Augusto de Mattos Berlinck ([[1938]]), com quem teve dois filhos - José Guilherme e Luciana. Atualmente é casada com [[Michael Hall]], [[história|historiador]] e professor da [[Unicamp]].


[[Ficheiro:Bread in a traditional oven.JPG]]
Professora titular de [[Filosofia Política]] e [[História da Filosofia|História]] da [[Filosofia Moderna]] da [[Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo]] (FFLCH-USP), é mestre ([[1967]], com ''[[Merleau-Ponty]] e a crítica do [[humanismo]]'', sob a orientação do professor [[Bento Prado Júnior|Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior]]), doutora ([[1971]], com ''Introdução à leitura de [[Baruch de Espinosa|Espinosa]]'', sob a orientação da professora [[Gilda de Melo e Sousa|Gilda Rocha de Mello e Souza]]) e [[livre docente]] de Filosofia ([[1977]], com ''A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade'') pela [[USP]].

Além de extensa produção acadêmica, Marilena também publicou livros paradidáticos de Filosofia, voltados sobretudo para o público jovem ou não especializado. Seu livro ''O que é Ideologia'' (Ed. Brasiliense, Coleção ''Primeiros Passos'') tornou-se um [[best-seller]] e vendeu mais de cem mil exemplares,<ref>[http://www.livrosparatodos.net/livros-downloads/o-que-e-ideologia.html Projeto Livros para todos. Download gratuito de livros de Marilena Chauí: ''O que é ideologia'', ''A Ética de Kant'', ''Brasil : Mito Fundador e Sociedade Autoritária'' e ''Convite à Filosofia'']</ref> bastante acima da média de vendas dos livros no Brasil.

Foi Secretária Municipal de Cultura de [[município de São Paulo|São Paulo]], de 1989 a 1992, durante a administração de [[Luiza Erundina]]. ([[1988]]-[[1992]]).

Na [[década de 1980]], Marilena Chaui foi acusada por [[José Guilherme Merquior]] de [[plágio|plagiar]] a obra do filósofo francês [[Claude Lefort]].<ref>[http://veja.abril.com.br/especiais/35_anos/ent_merquior.html Entrevista: José Guilherme Merquior – Um mestre da polêmica]</ref>

Continua ligada ao [[Partido dos Trabalhadores]] (PT) e considera que a experiência à frente da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo foi de extrema importância para tornar o trabalho ainda mais sintonizado com a realidade e os problemas nacionais.<ref>Estadão na Escola. [http://www.pfilosofia.xpg.com.br/03_filosofia/03_07_leia_também/leia_também_04.htm Marilena Chaui humaniza a filosofia, por Maria Hirszman]</ref>

==Alguns prêmios e títulos==
*1992 - ''Ordre des Palmes Académiques'', Presidência da República da França.
*1994 - Prêmio Jabuti - para ''Convite à Filosofia', como melhor livro didático, Câmara Brasileira do Livro.
*1995 - Ordem do Mérito, Ministério da Educação e Cultura da [[República Árabe da Síria]].
*1999 - Prêmio [[Sérgio Buarque de Holanda]] - melhor livro brasileiro de ensaios, 'A nervura do real', [[Biblioteca Nacional]].
*2000 - [[Prêmio Jabuti]] para o melhor livro brasileiro de humanidades, ''A nervura do real'', [[Câmara Brasileira do Livro]].
*2000 - Prêmio Multicultural Estadão - pela obra cultural e filosófica e pelo livro 'Nervura do real', ''[[O Estado de São Paulo]]''.
*2003 - Título de ''Doctor Honoris Causa'' da [[Universidade de Paris]] VIII - [[França]].
*2004 - Título de ''[[Doutor Honoris Causa|Doctor Honoris Causa]]'', [[Universidad Nacional de Córdoba]] - [[Argentina]].

==Livros==

Chaui é autora de vários [[livro]]s, dentre os quais se destacam:

*"''Repressão Sexual''",
* "''Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo''",
* "''Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária''",
*"''Professoras na Cozinha''" (com Laura de Souza Chaui)
*"''Introdução à História da Filosofia''",
* "''Experiência do Pensamento''",
*"''Escritos Sobre a Universidade''",
* "''Filosofia: Volume Único''",
*"''Convite à Filosofia''",
*"''O que é Ideologia' 1980'",
*"''Política em Espinosa''" ,
* "''A Nervura do Real'1999'",
*"''Espinosa: Uma Filosofia de Liberdade''",
*"''Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária''",
* "''Cidadania Cultural''",
*"''Simulacro e poder''".

{{referências|col=2}}

=={{Ligações externas}}==
* [http://www.fflch.usp.br/df/site/professores/chaui.php Página de Marilena Chaui nas páginas da FFLCH-USP]
*[http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727003P3 Currículo Lattes]

{{Wikiquote|Marilena Chauí}}

[[Categoria:Afro-brasileiros]]
[[Categoria:Árabe-brasileiros]]
[[Categoria:Ex-alunos da Universidade de São Paulo]]
[[Categoria:Filósofos do Brasil]]
[[Categoria:Filósofos spinozanos]]
[[Categoria:Membros do Partido dos Trabalhadores]]
[[Categoria:Ordem Nacional do Mérito Científico]]
[[Categoria:Naturais de São Paulo (cidade)]]
[[Categoria:Professores da Universidade de São Paulo]]
[[Categoria:Escritores de São Paulo]]
[[Categoria:Mulheres na filosofia]]

[[en:Marilena de Souza Chaui]]
[[eo:Marilena Chaui]]

Revisão das 14h32min de 30 de julho de 2012

da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao! da pao!