Martti Talvela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Martti Talvela
Paterfamilias
Informação geral
Nome completo Martti Olavi Talvela
País Finlândia

Martti Olavi Talvela (Hiitola, 4 de Fevereiro de 1935Juva, 22 de Julho de 1989) foi um baixo finlandês.

Martti Talvela nasceu em Hiitola, Finlândia (na atual República da Carélia). Talvela estudou em Lahti e Estocolmo e fez sua estréia operística em Helsinki em 1960 como o Sparafucile. Com seus 2,03 metros de altura, ele foi o maior cantor do século XX e talvez um dos maiores de todos os tempos. Ele foi especialmente aclamado por interpretar o herói em Boris Godunov e como Pimen na mesma ópera. Foi aclamado também por interpretar papeis em obras de Richard Wagner, como o Rei Marke, Hunding, Fasolt, Fafner e Titurel.

Matti teve uma das mais notáveis vozes de baixos na história da ópera: a combinação de pronfundidade e timbre fizeram ele ser notado em todas as suas apresentações. Sua voz era muito extensa, sem "quebrar", como a maioria dor baixos, que "quebram" ao chegar em notas mais baixas.

Talvela morreu enquanto dançava com sua esposa no seu casamento em Juva, Finlândia, aos cinquenta e quatro anos.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.