Martti Talvela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Martti Talvela
Paterfamilias
Informação geral
Nome completo Martti Olavi Talvela
País Finlândia

Martti Olavi Talvela (Hiitola, 4 de Fevereiro de 1935Juva, 22 de Julho de 1989) foi um baixo finlandês.

Martti Talvela nasceu em Hiitola, Finlândia (na atual República da Carélia). Talvela estudou em Lahti e Estocolmo e fez sua estréia operística em Helsinki em 1960 como o Sparafucile. Com seus 2,03 metros de altura, ele foi o maior cantor do século XX e talvez um dos maiores de todos os tempos. Ele foi especialmente aclamado por interpretar o herói em Boris Godunov e como Pimen na mesma ópera. Foi aclamado também por interpretar papeis em obras de Richard Wagner, como o Rei Marke, Hunding, Fasolt, Fafner e Titurel.

Matti teve uma das mais notáveis vozes de baixos na história da ópera: a combinação de pronfundidade e timbre fizeram ele ser notado em todas as suas apresentações. Sua voz era muito extensa, sem "quebrar", como a maioria dor baixos, que "quebram" ao chegar em notas mais baixas.

Talvela morreu de ataque cardíaco aos 54 anos enquanto dançava com sua filha durante seu casamento em Juva, Finlândia.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.