Masbaha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tasbih.

Masbaha ou misbaha (em árabe: مسبحة), também conhecido como subha (سبحة), tasbih ou tespih (تسبيح, [taṣbīḥ]) é um objeto similar a um rosário, de uso tradicional entre os fiéis da religião islâmica.

Conhecido na Grécia como kombolói, chamado também de terço grego, terço árabe e terço islâmico, é usado para meditações, orações e pedidos de auxílio.

Características e uso[editar | editar código-fonte]

Em geral, trata-se de um colar com 33 a 99 contas divididas por um nó. As contas podem ser de diferentes materiais como madeira, marfim, plástico e sementes.

Se utiliza habitualmente para praticar o dikr ou para invocações dirigidas a Alá. O número de suas contas tem relação com o recital dos 99 nomes de deus, também utilizado para outros tipos de oração.

O tasbih pode também cumprir a tarefa de manter as mãos ocupadas ou de servir de sinal de sua cumplicidade religiosa. É comum, assim como os rosários, encontrá-los pendurados nos retrovisores de automóveis, em guidão de motos e nas paredes de locais mulçumanos.

Ícone de esboço Este artigo sobre o Islamismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.