Mastocarpus stellatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMastocarpus stellatus
Chondrus crispus - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-034.jpg

Classificação científica
Classe: Florideophyceae
Ordem: Gigartinales
Família: Petrocelidaceae
Género: Mastocarpus
Espécie: M. stellatus
Nome binomial
Mastocarpus stellatus
(Stackhouse) Guiry
Sinónimos
Gigartina stellata

Mastocarpus stellatus, também denominada Cluimhin Cait (jade de gato), carragheen, ou falso musgo de Irlanda, é uma espécie de alga vermelha (Rhodophyta) muito relacionada com o musgo de Irlanda (Chondrus crispus). Colecta-lha em Irlanda e Escócia, junto com Chondrus crispus; ao igual que com o musgo de Irlanda, que é seca e vendida como ingrediente culinário e como base para preparar uma bebida que se diz serve para combater os resfrios e gripes. A diferença das frondas do Chondrus crispus as frondas do Mastocarpus stellatus estão canalizadas, e possui um estipe curvo enquanto o Chondrus possui um plano. No geral apresenta-se em zonas rochosas na zona intermareal.

Mastocarpus stellatus pode coexistir com C. crispus no norte da costa de New England apesar de ser um competidor inferior a C. crispus. Uma melhor tolerância ao congelamento permite-lhe existir melhor que C. crispus nos ambientes do norte onde o congelamento é uma condição significativa. É raro encontrar instâncias de Mastocarpus ao sul do Cabo Cod na costa atlântica de Estados Unidos porque é superada por Chondrus.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

A alga é comum em toda a costa de Irlanda e Grã-Bretanha excepto talvez partes do este de Inglaterra como Lincoln, Norfolk e Suffolk.[1]

Referências

  1. Hardy, F.G. and Guiry, M.D. 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mastocarpus stellatus