Matadouro Municipal do Guabirotuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Matadouro Municipal do Guabirotuba foi um serviço administrado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

O Matadouro do Guabirotuba entrou para a história do município de Curitiba como sendo o primeiro de sua espécie na cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Com o crescente desenvolvimento populacional de Curitiba nas últimas décadas do século XIX, decorrente, principalmente dos imigrantes europeus que se estabeleceram nas inúmeras colônias ao redor da cidade, propiciou o aumento no abate e consumo de carnes suínas e bovinas na região. Como forma de melhorar a qualidade deste insumo, a Prefeitura Municipal de Curitiba propôs na criação de um lugar único para o sacrifício dos animais e deste modo iniciou, em 1898, a construção do primeiro Matadouro Municipal.

Entre os vereadores, a opinião era de que o local deveria ser longe da cidade, de fácil acesso e que fosse servido de um rio em suas proximidades e assim o terreno escolhido foi no longínquo bairro Guabirotuba com o Rio Belém e a estrada para São José dos Pinhais (atual Avenida Senador Salgado Filho) sendo utilizados para o bom desenvolvimento dos serviços.

O empreiteiro escolhido para a obra foi Joaquim Belarmino de Bittencourt que entregou o matadouro em agosto e a inauguração ocorreu no dia 2 de setembro de 1899 [1]. A partir desta data os criadores foram obrigados a deslocar seus animais até o Guabirotuba e assim a prefeitura não só controlaria a qualidade da carne como regulamentaria todo o comércio deste insumo no município.

O fim do Matadouro e as outras instituições[editar | editar código-fonte]

Com o advento do Matadouro, a região do Guabirotuba cresceu e este crescimento proporcionou, com o passar do tempo, certo incomodo aos moradores próximos da antiga estrada para São José dos Pinhais. A estrada era invadida, constantemente, por rebanhos de animais que alem de atrapalhar o tráfego, ajudava a sujar a via. Porventura, um fato que ocorreu no ano de 1964 determinou o fechamento do Matadouro. Em novembro deste ano um morador, da já batizada Av. Sen. Salgado Filho, morreu pisoteado por um boi e assim o Poder Público determinou o fim do deslocamento de animais na região e consequentemente a prefeitura fechou aquele que foi o primeiro Matadouro da cidade[2].

Passados alguns anos o prédio do Matadouro sofreu algumas alterações e recebeu a ASSOMA (Associação dos Meninos de Curitiba) e a mesma fechou as portas em 2008[3].

Atualmente (2010) o prédio é utilizado pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná).

Imagens[editar | editar código-fonte]

Matadouro na época de sua inauguração - 1899. Foto de 2010 do prédio do antigo Matadouro. Após reformas, somente as largas portas estão conforme a fachada original. Boiada sendo conduzida pela antiga estrada para o Matadouro do Guabirotuba. Década de 1930. Exemplo de como uma leva de porcos eram conduzidos para o Matadouro na década de 1930. A porcada desta foto esta sendo levada para o Matadouro do Bacacheri.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. FENIANOS, 2001, p19.
  2. FENIANOS, 2001, p26.
  3. Nájia Furlan (6 de janeiro de 2008). «ASSOMA vai fechar as portas por falta de verba - Paraná-Online». Consultado em 5 de maio de 2010 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FENIANOS, Eduardo E. Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba - Presentes do Passado – Coleção Bairros de Curitiba, vol.26. Curitiba: Ed. UniverCidade, 2001. 54p.