Saltar para o conteúdo

Mayflower: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.196.121.143 ( modificação suspeita : -20), para a edição 37042825 de Zoldyick
Matheus salvador
Etiquetas: Espaçamento excessivo Editor Visual
Linha 1: Linha 1:
♙ Matheus Salvador
{{ver desambiguação}}

[[Imagem:MayflowerHarbor.jpg|thumbnail|250px|right|Mayflower na Baía de Plymouth (''por William Halsall'', 1882)]]
'''''Mayflower''''' (em [[Língua Portuguesa|português]], literalmente "flor de maio"; [[pilriteiro]]) foi o famoso [[navio]] que, em [[1620]], transportou os chamados ''Peregrinos'', do porto de [[Southampton]], [[Inglaterra]], para o [[Novo Mundo]].<ref name=sos>{{cite web|
'''''Mayflower''''' (em [[Língua Portuguesa|português]], literalmente "flor de maio"; [[pilriteiro]]) foi o famoso [[navio]] que, em [[1620]], transportou os chamados ''Peregrinos'', do porto de [[Southampton]], [[Inglaterra]], para o [[Novo Mundo]].<ref name=sos>{{cite web|
title="The Pilgrim-Fathers’ Voyage with the 'Mayflower'" (history) |quotes=no
title="The Pilgrim-Fathers’ Voyage with the 'Mayflower'" (history) |quotes=no

Revisão das 20h24min de 24 de fevereiro de 2014

♙ Matheus Salvador

Mayflower (em português, literalmente "flor de maio"; pilriteiro) foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo.[1]

Devido a uma série de problemas no navio, viram-se obrigados a regressar por duas vezes, pouco depois de zarpar, para consertá-los. A viagem seria feita em dois navios: o Mayflower e o Speedwell, mas problemas de vedação no casco desse último impediram sua partida. Por causa disso, 20 passageiros desistiram da viagem. Juntando todos no Mayflower. Numa terceira tentativa, saíram de Plymouth a 6 de Setembro e, finalmente, a 11 de novembro, o Mayflower chegou ao Cabo Cod, no atual estado de Massachusetts.

O navio transportava 102 passageiros, em sua maioria puritanos separatistas, que buscavam liberdade religiosa, longe do poder hegemônico da Igreja Anglicana.

Os Peregrinos do Mayflower foram os primeiros colonos a se estabelecer iniciando o futuro Estados Unidos. Fundaram a cidade de Plymouth, que tornar-se-ia a capital da Colônia de Plymouth.

História

O Mayflower servira anteriormente como cargueiro, no comércio de mercadorias (sobretudo vinho), entre a Inglaterra e outros estados europeus, principalmente a França, mas também Noruega, Alemanha e Espanha.

Baseado em Rotherhithe, Londres, o navio foi comandado por Christopher Jones, pelo menos entre 1609 e 1622 - inclusive durante a famosa viagem transatlântica, após a qual retornou à Inglaterra. Em 1623, um ano após a morte de Jones, em março de 1622, o Mayflower foi quase todo desmantelado, em Rotherhithe,[2] e sua madeira foi usada como material de construção.

Dimensões

Os detalhes a respeito das dimensões da nave são desconhecidos, mas estimaram-se a partir do total do carga e pela forma dos barcos mercantes de 180 ton, que no período tinham entre 90 e 110 pés de comprimento e cerca de 25 pés de largura. O termo ton é utilizado para medir a carga do navio, a qual deriva da palavra inglesa tun, um barril grande que se usava para transportar vinho.

Um grupo de pesquisadores, fez o desenho de uma réplica, o Mayflower II, que foi lançado a 22 de setembro de 1956.

Viagem para a América

O Mayflower aportou no interior do Cabo Cod a 11 de Novembro de 1620

A rota inicial foi idealizada para ser realizada por dois barcos, juntamente com o Speedwell. A primeira viagem partiu de Southampton, Inglaterra a 5 de agosto de 1620, mas o Speedwell teve um furo e teve de ser consertado em Darthmouth. Numa segunda tentativa, o barco atingiu o Oceano Atlântico, mas uma vez mais viu-se forçado a regressar. Após reorganização de planos a viagem definitiva fez-se apenas no Mayflower.

Com 102 passageiros a bordo, mais a tripulação (cerca de 30 pessoas), cada família serviu-se de um espaço bastante pequeno com os seus pertences. A viga de suporte principal da nave rompeu-se num ponto e foi consertada utilizando uma barra de aço. O Mayflower chegou a Renwes, no sul da orla da Península de Avalon em Newfoundland, onde recolheram água e provisões das famílias pesqueiras locais antes de navegar no Cabo Cod. Tentaram aproximar-se do rio Hudson, mas viram-se forçados a mudar de curso devido ao mau clima. Como resultado do atraso, os peregrinos não chegaram ao seu destino antes do Inverno.

Antes de desembarcar, os peregrinos escreveram e assinaram o Pacto do Mayflower. Estes não conseguiram chegar à Virgínia, onde tinham permissão de terras. A 5 de abril de 1621 o Mayflower partiu da colônia de Plymouth no Massachusetts, regressando a Inglaterra a 6 de maio de 1621.

Referências

  1. Moritz, Bjoern (2003). «"The Pilgrim-Fathers' Voyage with the 'Mayflower'" (history)». ShipsOnStamps.org  Parâmetro desconhecido |quotes= ignorado (|titulolivro=) sugerido (ajuda)
  2. «The Mayflower after the Pilgrims». MayflowerHistory.com. Consultado em 25 de setembro de 2008 

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Mayflower
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.