Medalha da Paz Otto Hahn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Medalha da Paz Otto Hahn (em alemão: Otto-Hahn-Friedensmedaille in Gold) é denominada em memória de Otto Hahn, um físico nuclear laureado com o Nobel de Química de 1944 e cidadão honorário de Berlin. Homenageia sua política da paz mundial e engajamento humanitário especialmente desde os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.

Foi fundada por seu neto Dietrich Hahn em 1988 sendo gerida pela Associação Alemã para as Nações Unidas (Deutsche Gesellschaft für die Vereinten Nationen, DGVN), uma Associação Estadual de Berlim-Brandenburgo, concedida a indivíduos ou instituições com "excelentes contribuições para a paz e a compreensão internacional". A medalha de ouro (com um certificado de couro incrustado de ouro) é concedida bianualmente pelo prefeito de Berlim e pelos presidentes da DGVN e da Associação Estadual de Berlim-Brandenburgo, em uma cerimônia tradicional realizada em 17 de dezembro em Berlim.

Em 17 de dezembro de 1938 Otto Hahn e seu assistente Fritz Straßmann descobriram em Berlim-Dahlen a fissão nuclear do átomo de urânio com comprovação radioquímica, que foi a base científica e tecnológica para a utilização da energia nuclear. O 17 de dezembro de 1938 marcou assim o início da era nuclear, que mudou o mundo radicalmente nos pontos de vista científico, político, econômico, social e filosófico.

Recipientes[editar | editar código-fonte]

Sandro Pertini
Simon Wiesenthal
Karl Popper
Miriam Makeba
Mary Robinson
Muhammad Ali
Tadatoshi Akiba

Outros prêmios Otto Hahn[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]