Medidor de umidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Medidores de umidade (português brasileiro) ou humidade (português europeu) são máquinas capazes de quantificar a quantidade de água no estado de vapor de um determinado objeto ou local. Dentro das necessidades de se medir a quantidade de umidade, está a do solo. Ela se dá devido aos projetos de engenharia como estradas, controle de talude naturais e aterro. Na agricultura também se percebe a importância de medir a umidade do solo dentro da informação da quantidade de água disponível para as plantas no sistema solo-planta-atmosfera, e em sistemas automatizados de irrigação. [1].

Ainda dentro da agricultura, é muito comum mensurar a quantidade de umidade da biomassa, antes da transformação dela em briquetes. Quando a matéria prima (biomassa) tem um alto grau de umidade, ela não compacta a quantidade suficiente para se a produção de um briquete com qualidade. [2].

Aparelhos usados para medir a umidade do ar são chamados de higrômetros.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Caracterização de um sensor para medição de umidade do solo. Pg 01.Paulo Cesar de Souza Mendes. Página visitada em 7 de dezembro de 2012.
  2. Medidores de Umidade para Biomassa. Lippel. Página visitada em 7 de dezembro de 2012.