Meloria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

43° 32′ 52″ N, 10° 13′ 07″ L

Ilhote de Meloria

Meloria é uma ilha rochosa, cercada por um banco, ao largo da costa da Toscana, no Mar da Ligúria, quase em frente a Livorno. Foi a cena de duas batalhas navais dos Idade Média.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira batalha de Meloria, em 03 de maio de 1241, foi travada entre a frota do imperador Frederico II, conhecido como Mundi Estupor, em aliança com Pisa, contra um esquadrão genovês e terminou com uma vitória imperial e de Pisa.

A segunda batalha, travada no domingo 06 de agosto de 1284, foi de maior importância histórica. Normalmente conhecido como "Batalha de Meloria". Foi uma típica batalha marítima medieval, e resultou na ruína de Pisa como um poder naval e econômico em favor de Génova.

O farol[editar | editar código-fonte]

O primeiro farol foi erguido em Meloria pela República de Pisa em torno do século XII para indicar a presença de perigosos recifes na costa de Porto Pisano, ele também servia como uma fortaleza. O farol foi inicialmente confiado aos Beneditinos de Pisa e depois para o Agostinianos da antiga igreja de Santiago Maior em Acquaviva, em Livorno.

A torre, destruída pelos genoveses em 1286,[1] foi reconstruído em 1598 por ordem de Fernando I, Grão-Duque da Toscana, porém novamente foi demolida pelo mar.

O edifício atual data de 1709 e foi construído sob Cosimo III: é constituído por quatro pilares ligados por arcos sobre a qual assenta o corpo da própria torre, o que resulta em uma menor resistência às ondas.

A torre não possuía um sistema de sinalização para os marinheiros, em seguida, a partir de 15 de maio 1867, foi acompanhada por uma torre de metal de vinte metros de altura. Atualmente, os recifes são marcados por dois faróis.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista dos maiores faróis do mundo

Referências

  1. Após a destruição do farol em Meloria, os pisanos construiram um segundo em Livorno, conhecido como Farol dos Pisanos.
  2. www.marina.difesa.it (24 de dezembro de 2011). «Farol de Meloria» 
  • G. Piombanti, Guida storica ed artistica della città e dei dintorni di Livorno, Livorno 1903.
  • P. Vigo, Livorno. Aspetti storici - artistici, Bergamo 1915.