Memória chilena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Memória chilena
Logo of Memoria Chilena
Posição no Alexa 48 500
Endereço eletrónico www.memoriachilena.cl

Memoria Chilena (espanhol para Memória chilena) é um site cultural Chileno, que, segundo suas próprias palavras, "oferece investigações e documentos relacionados com os principais tópicos que compõem a identidade Chilena, acessível através das áreas de história, literatura, ciências sociais, música e artes visuais."[n 1] Memória Chilena é, também, uma biblioteca virtual, que preserva o material da Biblioteca Nacional de Chile e de outras instituições da Direção de Bibliotecas, Archivos y Museos (DIBAM).[1]

História[editar | editar código-fonte]

A idéia original de Memória Chilena foi concebido em 2001. O site afirma que, "até agora, nosso objetivo tem sido transmitido por meio da Internet, o património cultural do Chile, contribuindo para a recuperação, a preservação e o fortalecimento de nossa memória histórica."[n 2]

Organização[editar | editar código-fonte]

Memória Chilena organiza o seu material através do sites de tópicos (sítios temáticos), que "abordagem de processos, eventos, pessoas ou obras relevantes do histórico chileno e  do cultural imaginário."[n 3] Sites de tópicos incluem uma apresentação geral ou descrição, galerias de imagens,  documentos digitalizados, bibliografia relacionadas, cronologia, links para os respectivos sites ou sites, e arquivos de som. Memoria Chilena, em Maio de 2012, tinha de 2.800 livros digitalizados, 250 mapas do Chile (datado entre 1768 e 1929), além de um "inumeráveis" quantidade de fotografias relacionadas com a história do Chile.

Direitos autorais[editar | editar código-fonte]

Memoria Chilena publica documentos e imagens que pertencem a coleções da Biblioteca Nacional do Chile e de outras instituições da DIBAM, que são de propriedade desta última ou, de outra forma no domínio público. No entanto,  materiais digitalizado cujos direitos autorais estado é ativo, são usadas com permissão dos proprietários dos direitos autorais, para a sua "publicação exclusiva no site." O site também afirma que "qualquer uso do material publicado na Memoria Chilena , sem o consentimento dos detentores dos direitos autorais, é penalizado pela Lei de Propriedade Intelectual."[n 4]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Original Spanish quote: "ofrece investigaciones y documentos relativos a los temas claves que conforman la identidad de Chile, accesibles a través de las áreas de Historia, Literatura, Ciencias Sociales, Música y Artes Visuales."
  2. Original Spanish quote: "hasta hoy, nuestro objetivo ha sido difundir a través de Internet el patrimonio cultural de Chile, contribuyendo a la recuperación, preservación y fortalecimiento de nuestra memoria histórica."
  3. Original Spanish quote: "abordan los procesos, hechos, personajes u obras relevantes del imaginario cultural e histórico de Chile."
  4. Original Spanish quote: "[c]ualquier uso del material difundido en Memoria Chilena sin la autorización de los titulares de sus derechos, está penado por la Ley sobre Propiedad Intelectual."

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «"Memoria Chilena": libros, fotos y documentos online gratuitos que construyen nuestra historia» (em Spanish)  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]