Merck Sharp and Dohme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A MSD (Merck Sharp & Dohme) (NYSE: MRK) conhecida como Merck & Co., Inc. nos Estados Unidos e no Canadá, é um dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo. A empresa foi fundada em 1891 e hoje está presente em mais de 140 países, com produtos e serviços para Saúde Humana e Saúde Animal. Por meio de medicamentos, vacinas e terapias biológicas, oferece soluções inovadoras que contribuem para a preservação e a melhoria da vida de milhões de pessoas e animais em todo o mundo.

A MSD está presente no Brasil desde 1952. 

Saúde Humana

A divisão de Saúde Humana atua em diferentes áreas terapêuticas no país:

  • Vacinas: disponibiliza oito produtos para prevenir doenças na infância, adolescência e vida adulta, com vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola, além de catapora, rotavírus, hepatites A e B, pneumonia, HPV e herpes-zóster;
  • Oncologia: conta com quimioterapia, antieméticos e imunoterapia;
  • Especialidades: o portfólio inclui antibióticos, antifúngicos e antirretrovirais contra HIV e hepatite C, além de medicamentos usados na anestesia;
  • Saúde Feminina: oferece contraceptivos hormonais (pílulas, anel e implante) e medicamentos para o tratamento da infertilidade feminina;
  • Cuidados Primários: comercializa medicamentos para tratar doenças cardiovasculares (hipertensão e colesterol), respiratórias (asma e rinite) e endócrinas (diabetes).

Saúde Animal

Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis™, a MSD Saúde Animal, conhecida nos Estados Unidos e Canadá como Merck Animal Health, oferece aos veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos uma ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde. A unidade de negócios se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna. 

Pesquisa: o coração da MSD

O foco em pesquisa mantido pela MSD desde sua origem permitiu à empresa protagonizar momentos históricos para a medicina, com o lançamento de novas classes terapêuticas para o tratamento e a prevenção de doenças como hipertensão, HIV/AIDS, diabetes e câncer.

Os pesquisadores da MSD empregam ciência de ponta para olhar para os problemas de saúde sob todos os ângulos, o que coloca a companhia na vanguarda da descoberta e do desenvolvimento de formas inovadoras para tratar e prevenir doenças.

Entre os legados dos pesquisadores da MSD para a humanidade estão vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, catapora, hepatites A e B, pneumonia e meningite, desenvolvidas pela equipe liderada pelo Dr. Maurice Hilleman (1919-2005). Em 2015, um pesquisador da companhia, Dr. William C. Campbell, foi laureado com o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. O cientista desenvolveu a ivermectina, medicamento usado para a oncocercose (conhecida popularmente como “cegueira do rio”).

A empresa conta, atualmente, com moléculas inovadoras em diversos estágios de pesquisa e desenvolvimento. São centenas de estudos clínicos em diversos centros de pesquisa em todo o mundo, com o objetivo de desenvolver vacinas e terapias para prevenir ou tratar uma série de doenças, tais como câncer, Alzheimer, AIDS, diabetes, hepatites, insônia e osteoporose, entre outras.

Responsabilidade Corporativa

A MSD entende que é sua responsabilidade usar os talentos e recursos de que dispõe para ir além dos negócios, promovendo melhorias que expressem de forma mais ampla a preocupação com o mundo. Para isso, desenvolve uma estratégia de responsabilidade corporativa que está dividida em quatro eixos: acesso à saúde, sustentabilidade ambiental, ética e transparência e pessoas.

A fim de colaborar para o acesso à saúde, a empresa não poupa esforços para construir parcerias locais e regionais, com comunidades, governos e organizações não governamentais, que permitam implementar e dar suporte a programas de saúde e educação em todos os continentes, por meio da Fundação MSD.

Entre as ações da companhia para melhorar indicadores de saúde, destaca-se o programa MSD para Mães. A iniciativa global tem como objetivo combater a mortalidade materna por meio de pesquisa de novos medicamentos que reduzam complicações como hemorragia pós-parto, treinamento de profissionais de saúde e implementação de novos modelos de atendimento à gestante.

Para facilitar o acesso a seus medicamentos, além de praticar políticas de preços reduzidos para os produtos lançados em países com baixo índice de desenvolvimento humano, a MSD mantém parcerias com governos para a transferência de tecnologia e implementa programas de doação de medicamentos.

No Brasil, a MSD tem um acordo de transferência de tecnologia com o Instituto Butantan para as vacinas contra a hepatite A e contra o HPV, o que possibilitará no futuro a fabricação local desses produtos que integram o calendário público de vacinação. Mundialmente, desde 1987, a empresa vem protagonizando a maior iniciativa de distribuição de medicamentos do mundo, o Programa de Combate à Oncocercose, conhecida como “cegueira dos rios”. Por meio da iniciativa, a empresa se comprometeu a doar o medicamento a todos que dele necessitarem até a erradicação completa da doença. Mais de um bilhão de comprimidos já foram distribuídos em 28 países da África e seis da América Latina.

As iniciativas de sustentabilidade ambiental na MSD estão ancoradas na crença de que, em um mundo com recursos cada vez mais limitados, é preciso reduzir impactos, melhorando a eficiência nas operações e integrando essa questão às decisões estratégicas da companhia. Com a adoção de conceitos como redução, reúso e revisão de todo o seu modelo de consumo, a empresa conseguiu diminuir o gasto de água e a emissão de gases de efeito estufa.

O compromisso com a ética, a transparência e a boa cidadania corporativa também faz parte dos pilares que norteiam o desenvolvimento e a existência da MSD. Além de respeitar as leis que regem os países onde atua, a empresa desenvolveu seu próprio código de conduta, onde estão reunidos os valores e as normas aplicáveis em todo o mundo.

No que tange às pessoas, a MSD cultiva uma cultura de valorização da diversidade, da colaboração e do desenvolvimento profissional, para ser um lugar onde as pessoas têm orgulho de trabalhar.

 

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.