Mesociclone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um mesociclone do tornado sob Greensburg, Kansas, indicado no radar meteorológico Doppler.

Um mesociclone é um vórtice de ar, de aproximadamente 2 a 10 km de diâmetro (na mesoescala de meteorologia), dentro de uma tempestade convectiva.[1] Isto se dá pelo ar que sobe e gira em torno de um eixo vertical, geralmente na mesma direção que os sistemas de baixa pressão em um determinado hemisfério. São, em sua maioria, ciclônicos, isto é, associados a regiões de baixa pressão localizadas dentro de um forte temporal com relâmpago e trovão. Essas tempestades podem apresentar características de fortes ventos de superfície e violentos granizos. Os mesociclones muitas vezes ocorrem em conjunto com movimentos ascendentes de ar em supercélulas, onde os tornados podem se formar.

Em geral, os mesociclones são relativamente localizados: podem posicionar-se entre a escala sinótica (centenas de quilômetros) e a escala menor (centenas de metros).

Referências

  1. «American Meteorological Society Glossary - Mesocyclone». Junho de 2000. Consultado em 7 de Dezembro de 2006. Arquivado do original em 9 de julho de 2006 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]