Falcão-relógio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Micrastur semitorquatus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFalcão-relógio

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Micrastur
Espécie: M. semitorquatus
Nome binomial
Micrastur semitorquatus
(Vieillot, 1817)
Distribuição geográfica

Gavião-relógio predando um ninho de Turdus albicollis[1]

O falcão-relógio (Micrastur semitorquatus), também conhecido como gavião-relógio, é uma ave falconiforme da família Falconidae.

Características[editar | editar código-fonte]

Devido a seu porte (mede entre 46 e 56 cm), é surpreendente como é de difícil observação. Macho e fêmea são idênticos, esta um pouco maior. A cor da plumagem varia entre indivíduos, havendo exemplares completamente negros, com algumas listras laterais claras na barriga. A plumagem mais característica é negra nas costas, parte superior do pescoço e alto da cabeça. As partes inferiores são brancas ou avermelhadas, com um colar da mesma cor na garganta, estendendo-se pela nuca. Logo abaixo dos olhos (muito grandes e escuros), há uma área da mesma cor da garganta. Entre essa região e o colar nucal, existe uma faixa negra, estreita e ligada ao alto da cabeça. Em qualquer plumagem, a longa cauda é negra, com 4 finas listras brancas, muito separadas entre si. As pernas são longas, amarelas, enquanto a pele nua das narinas é esverdeada e conectada à pele nua e proeminente ao redor dos olhos.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Exímio caçador de outras aves, algumas bem maiores em tamanho e peso, apanha também pequenos mamíferos, cobras e lagartos. Os grandes olhos auxiliam nas caçadas dentro da mata e em horário de pouca luz, podendo usar sua audição aguçada para localizar a presa. Foi observada uma tática pouco usual na caça de aves. Pousado próximo a uma correição de formigas (as quais atraem aves para apanhar os insetos espantados), emitia um chamado baixo, em um galho a 1 ou 2 metros do solo. Esse chamado, com características ventríloquas, atraia as aves para o raio de ação do gavião-relógio.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Botam de dois a três ovos com um periodo de incubação de 46 dias.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

É um falconídeo florestal, habita o interior da mata, raramente observado nas bordas.

Em geral, é mais escutado do que visto. Canta ao clarear ou ao escurecer, um chamado grave, transcrito com “ao”, sendo seus cantos bem pontuais. Essa é a razão do nome comum, devido à constância do intervalo entre os chamados.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

Ocorre do México à América do Sul.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas duas subespécies:[2]

  • Micrastur semitorquatus semitorquatus (Vieillot, 1817) - ocorre na floresta tropical do norte da América do Sul até o Brasil e no norte da Argentina;
  • Micrastur semitorquatus naso (Lesson, 1842) - ocorre da região norte do México até o Equador e extremo noroeste do Peru.

Referências

  1. Laís Ribeiro-Silva; Daniel Fernandes Perrella; Carlos H. Biagolini-Jr; Paulo V. Q. Zima; Augusto J. Piratelli; Marcelo N. Schlindwein; Pedro M. Galetti-Jr; Mercival R. Francisco (31 de maio de 2018), «Testing camera traps as a potential tool for detecting nest predation of birds in a tropical rainforest environment», Zoologia, ISSN 1984-4670 (em inglês), 35: 1-8, doi:10.3897/ZOOLOGIA.35.E14678, Wikidata Q107255836 
  2. «falcão-relógio (Micrastur semitorquatus) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 25 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Falcão-relógio

http://www.avesderapinabrasil.com/micrastur_semitorquatus.htm

Ícone de esboço Este artigo sobre Falconiformes, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.