Middlemarch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Middlemarch: A Study of Provincial Life
A vida era assim em Middlemarch (PT)
Middlemarch: um estudo da vida provinciana (BR)
Autor (es) George Eliot
Idioma língua inglesa
País  Reino Unido
Género Ficção
Editora William Blackwood and Sons
Lançamento 1871-2
Edição portuguesa
Editora Romano Torres
Lançamento 1956
Páginas 632
Edição brasileira
Tradução Leonardo Fróes
Editora Record
Lançamento 1998
Páginas 877
ISBN 8501045357
Cronologia
Último
Felix Holt, the Radical (1866)
Daniel Deronda (1874–6)
Próximo

Middlemarch: A Study of Provincial Life (Middlemarch: um estudo da vida provinciana (título no Brasil) ou A vida era assim em Middlemarch (título em Portugal)), é um romance de George Eliot, pseudônimo de Mary Anne Evans, posteriormente Marian Evans. É seu sétimo romance, começado em 1869, e posto de lado durante o adoecimento terminal de Thorton Lewes, o filho de seu companheiro George Henry Lewes. Durante o ano seguinte Eliot retomou o trabalho, fundindo várias histórias em um todo coeso, e durante os anos de 1871 e 1872, o romance foi publicado em série. A primeira edição em um volume foi publicado em 1874, e atraiu grandes vendas.

Com subtítulo de "Um estudo da vida provinciana", o romance se passa numa cidade fictícia das Midlands, Middlemarch, no período de 1830 a 1832[1] Tem muitas tramas com grande número de personagens, e, apesar de suas distintas (porém interligadas) narrativas, busca um número de temas subliminares, incluindo o status das mulheres, a natureza do casamento, o idealismo e o interesse pessoal, religião e hipocrisia, reforma política e educação. O andamento é suave, e o tom levemente didático (com uma voz autoral que ocasionalmente irrompe da narração[2] ), e o quadro é bastante amplo.

Virginia Woolf disse deste livro que é "um dos poucos romances ingleses escritos para gente grande"[3] .

Referências

  1. THOMPSON, Ken. Fatal Marriages in George Eliot's "Middlemarch": Analysis of Vocational Marriage of Women. Disponível online em inglês. Consultado em 18/03/2013.
  2. Por exemplo, no começo do Livro 3, capítulo XXIX: "– but why Dorothea? Was her point of view the only possible one..." (" - mas por quê, Dorothea? Era seu ponto de vista o único possível...".
  3. "[Middlemarch] is one of the few English novels written for grown-up people.", in WOOLF, Virgina. The Common Reader. Disponível online em inglês. Consultado em 18/03/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura