Mike Mentzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mike Mentzer (15 de Novembro de 1951 - 10 de Junho de 2001) nasceu em Germantown, Pensilvânia e cresceu em Ephrata, PA. Foi um fisiculturista estadiunidense, profissional da IFBB, além de empresário e autor de livros.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Mike Mentzer começou a competir em concursos locais quando tinha dezoito anos. Sua primeira competição foi em 1969. Em 1971, ele sofreu sua pior derrota, ficando em décimo lugar no AAU Mr. America, que foi ganho por Casey Viator. A competição foi importante para Mentzer, pois conheceu Viator que o indicou o seu treinador Arthur Jones.

Após retirada de alguns anos, ele voltou às competições em 1975 no Mr. América, ficando em terceiro lugar atrás de Robby Robinson e Roger Callard. Mentzer ganhou essa competição no ano seguinte, em 1976. Em 1977 ganhou o North America Championships em Vancouver, o British Columbia, e competiu uma semana mais tarde no Mr. Universo, em Nîmes, França, ficando em segundo lugar, atrás de Kal Szkalak.

Em 1978, Mentzer ganhou o Mr. Universe em Acapulco, no México, com uma pontuação perfeita de 300 pontos, o que o fez profissionalizar-se no esporte. No final de 1979, Mentzer venceu a categoria peso pesado do Mr. Olympia, outra vez 300 pontos, mas perdeu no geral para Frank Zane, que foi agraciado com o título pela terceira vez.

Em 1980, no Mr. Olympia, Mentzer ficou em quarto lugar (num empate com Boyer Coe) atrás de Arnold Schwarzenegger, Chris Dickerson e Frank Zane. Aposentou-se do fisiculturismo competitivo após o o concurso, com 29 anos. Ele alegou que o concurso foi fraudado, até a sua morte, e nunca disse que achava que ele deveria ter ganhado, mas que Arnold não deveria, embora tivesse um relacionamento amigável com Schwarzenegger.

Mentzer está presente na enciclopédia de fisiculturismo de Arnold Schwarzenegger, na qual é colocado como um dos melhores posers de todos os tempos, ao lado de Frank Zane.[2]

Dieta e nutrição[editar | editar código-fonte]

Em seu livro Heavy Duty Nutrition, Mentzer demonstrou que a nutrição para atletas não precisa ser tão extremada quando a indústria de fisiculturismo quer fazer acreditar.

História Competitiva[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. www.emforma.net, Perfil de Mike Mentzer, página acessada em 22 de setembro de 2014.
  2. Schwarzenegger, Arnold, Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação, 800 p., Artmed, 2001.
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.