Santa Casa da Misericórdia do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Misericórdia do Porto)
Igreja da Misericórdia do Porto

A Santa Casa da Misericórdia do Porto GCBGOIP é uma instituição particular de solidariedade social fundada na cidade do Porto em 14 de Março de 1499 e integrada no movimento secular das Santas Casas da Misericórdia.

Constituída na ordem jurídica canónica da Igreja Católica, a Misericórdia do Porto define-se como uma instituição de caridade e assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública. No contexto religioso é uma associação de fiéis com o objectivo de satisfazer as carências sociais e praticar actos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, enformado pelos princípios da doutrina e moral cristãs. Na sua vertente assistencial, exerce acção directa no apoio à terceira-idade, saúde, deficiência, pobreza e exclusão social, habitação, cultura, ensino, formação profissional e lazer.

A sua sede é num edifício contíguo à Igreja da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores.

A 27 de Novembro de 1959 foi feita Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública e a 31 de Agosto de 1960 foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem de Benemerência.[1]

Museu[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Museu da Misericórdia do Porto

Em 14 de julho de 2015, a Santa Casa da Misericórdia do Porto abre o Museu na Rua das Flores e concretiza um sonho com mais de 120 anos.

Findava o século XIX quando o conde de Samodães, então Provedor da Misericórdia do Porto, sonhou com um Museu onde a história e os tesouros da Santa Casa pudessem deixar a escuridão dos cofres e estar à vista de todos. Foram precisos mais de 120 anos para materializar o desejo que foi sendo ultrapassado por obras mais urgentes da ação social da instituição.

O Museu foi financiado por fundos comunitários, que suportaram 80% dos 1,2 milhões de euros do investimento para a sua construção.

No acervo do Museu estão pinturas, esculturas, peças de ourivesaria, paramentos, desenhos de Nicolau Nasoni e documentos de cinco séculos de história.[2]

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Santa Casa da Misericórdia do Porto". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 18 de abril de 2013 
  2. «Tesouros da Misericórdia em museu esperado há 120 anos» 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santa Casa da Misericórdia do Porto

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.