Mobaye

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Mobaye é a capital de Basse-Kotto, uma das 14 prefeituras da República Centro-Africana.[1] À margem direita do rio Ubangi,[2] a cidade conta com 24.040 habitantess, segundo estimativas de 2015. Possui uma área total de 272,560 km² e uma altitude média de 388 metros. Desde 1989, vem sendo construída uma barragem e uma usina hidrelétrica de Mobayi-Mbongo.[3]Isso permitiu que Mobaye se tornasse a segunda cidade centro-africana a se beneficiar de uma rede elétrica alimentada por uma usina, depois da capital do país, Bangui.

A cidade de Mobaye é povoada principalmente pelo povo Sango, com outros grupos étnicos presentes na localidade, como os Banda Ngbugu e os Yakoma, sendo que o último pertencente ao grupo Ngbandi, bem como o Sango. A língua local é o Sango.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Central African Republic». City Population. Consultado em 4 de maio de 2016 
  2. Clive Alfred Spinager (2012). «20.8 CAR and Chad». African Ecology: Benchmarks and Historical Perspectives. [S.l.]: Springer. p. 989 
  3. J. Callede, Y. Boulvert et J-P. Thiebaux, Le Bassin de l’Oubangui. http://hydrologie.org/BIB/Oubangui/Ouban/monograf/chap9/chap9.htm Arquivado em 26 de abril de 2014, no Wayback Machine.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Centro-Africana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.