Monoicia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Monóico)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em biologia, chama-se monoica a uma espécie em que cada indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos. Como contraste, os organismos em que os sexos estão separados em diferentes indivíduos chamam-se dioicos.

Nos animais, como nas minhocas e caracóis terrestres, esta característica é conhecida como hermafroditismo. Em geral, os animais Monóicos não se autofecundam, fazendo fecundação cruzada. Como exceção, temos o verme Platelminto Tênia (Taenia solium e Taenia saginata) que faz autofecundação por ter em cada anel (proglote) gametas dos dois sexos. Considere uma pessoa que tenha uma tênia no intestino. Esse animal é hermafrodita e se autofecunda.[1] Nos mamíferos, o hermafroditismo é um caso teratológico, ou seja, uma má formação embrionária. Apesar do mesmo indivíduo produzir gâmetas dos dois sexos, a reprodução sexual exige a união de dois indivíduos de sexos diferentes, a fim de poder-se dar a troca de material genético.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Comparative zoology, structural and systematic - for use in schools and colleges (1883) (20677723651)
  1. http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1320