Monnerat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Monnerat é um município no estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a uma altitude de 597 metros, e apresenta temperaturas médias de 8° no inverno e 25° no verão.

Monnerat é hoje cortada pela estrada RJ-116, ligando Nova Friburgo ao Centro-Norte fluminense. No final do século XIX foi uma importante estação de trem da Estrada de Ferro Leopoldina, onde grande parte da produção agrícola e pecuária da família foi por ali exportada através da firma Viúva Monnerat & Filhos. No distrito também está erguida a Igreja Nossa Senhora da Guia, construída em 1891 com recursos da empresa. O distrito tinha apenas uma capela com o título de curato que foi promovida e elevada a paróquia no ano de 1989, com isso era necessário adquirir uma imagem de Cristo Morto e uma de Nossa Senhora das Dores que chegaram na cidade em fevereiro de 1989.

A imagem de Nossa Senhora das Dores foi colocada num pedestal à direita de quem entrava na igreja. Passados alguns dias, três meninas foram até o padre Vieira e avisaram que a imagem estava chorando. O fato foi comunicado na reunião do clero do vicariato do norte com a presença do bispo Dom Clemente. Em agosto de 1989, a imagem da santa foi transferida para o corpo da igreja, lugar onde se encontra até hoje, e ainda assim o líquido oleoso continuava a escorrer pelas paredes e gotejar do teto. Exames feitos pelo Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro indicaram que o líquido continha óleo vegetal e água destilada.

O líquido não saía da imagem, mas era produzido por sua presença porque quando foi trocada de lugar o local onde ficava anteriormente secou e o novo local ficou besuntado em óleo. Anos depois, a igreja realizou uma obra colocando mármore nas paredes que rodeiam a imagem. Durante oito anos foi intenso o número de romeiros que procuravam a cidade para realizar preces e orações.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.