Monte Chamor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chamor.jpg
Chamor2.jpg

O Monte Chamor é uma colina localizada na freguesia de São Mamede de Este, em Braga, Portugal.

Monumento ao Coração Eucarístico de Jesus[editar | editar código-fonte]

No topo da colina encontra-se um monumento em honra do Coração Eucarístico de Jesus, com mais de 20 metros de altura, mandado erigir pelo padre Abílio Gomes Correia e benzido em 4 de Agosto de 1957. Antes de ser erigido no local, o monumento estava no Santuário do Sameiro

A estátua de mármore do Sagrado Coração de Jesus segura na mão direita, ao alto, um cálice e uma hóstia, enquanto a esquerda aponta para o coração.

O pedestal faz par com um outro, encimado pela imagem de Nossa Senhora da Assunção, que foi colocado nas imediações da capela de Santa Marta das Cortiças, em Esporões.

Inscrições no Monumento[editar | editar código-fonte]

Na base do monumento podemos encontrar as seguintes inscrições:

Face 1 "Ao coração eucarístico de Jesus esta freguesia penitente pelos pecados cometidos e agradecida pelas graças recebidas, prostra-se os vossos pés suplica protecção. Consagra-se a vos e ao coração imaculada de Maria e clama em uníssono! Queremos que vos vós reineis 1-11-1947"

Face 2 "Homenagem de eterna gratidão, prestada por este pobre freguesia, ao exmo Snr José Pereira homem justo e bom, e a sua exma esposa Isabel da Silva da cidade de Braga, pela oferta d´este grandioso monumento, e todas as suas grandes benemerências que só Deus poderá retribuir condignamente. 4-8-1957."

Face 3 "Tributo perpétuo de gratidão d´esta pobre freguesia ao exmo snr Fransisco Antunes e a sua exma esposa D. Laurinda P. Antunes naturais d´esta freguesia, e residentes no Brazil pelo pagamento das despesas feitas com o levantamento deste monumento. 4-8-1957"

Face 4 "O levantamento deste grandioso monumento ao coração eucarístico de Jesus o primeiro e único em Portugal e a realização d´um pensamento divino do pobre vigário desta freguesia Pe Abilio Gomes Correia concebido há muitos anos e efectivado no cinquentenário da sua vida paroquial nesta freguesia para todos os que o ajudaram e se sacrificaram o seu eterno agradecimento 4-8-1957"

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Monte Chamor