Munchkin (gato)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Um gato Munchkin

Munchkin é uma raça de gatos conhecida por possuir pernas curtas em comparação com outros gatos.

Descrição Geral:

"O agil corredor de patas curtas Munchkin foi construído para ter velocidade e agilidade. Para que possamos apreciar esse feixe de energia é preciso conhecer um.  Eles têm muita energia e grande velocidade nas curvas, são elegantes assemelhando-se  aos carros de corrida com uma tendência a permanecer próximos ao chão, embora sejam perfeitamente capazes de saltar. Provocam uma certa reação nas pessoas, por causa de suas pernas curtas – aqueles que não conhecem os gatos pessoalmente veem nesse aspecto nada mais que uma desvantagem, enquanto que aqueles que os conhecem são capazes de  amar o pacote de alegria sem limites que são. Texugos, furões, lontras , guaxinins e esquilos são apenas alguns dos animais selvagens que têm pernas curtas que lhes ajudam na  sobrevivência, alguns são escavadores , alguns são escaladores e, no caso das lontras são nadadores, mas as suas pernas curtas, na verdade, os auxiliam nas habilidades de sobrevivência . Dachshunds , Bassetts e Corgis são algumas das raças de cães desenvolvidos com pernas curtas para determinadas finalidades. Os Bassets  são hounds de faro e as pernas curtas os aproximam  do cheiro enquanto Corgis são cães de pastoreio que precisam ter muita agilidade, com toques rápidos e viradas para que consigam arrebanhar os animais a seu cargo . Munchkins são iguais aos outros gatos, exceto pelo fato de que eles tem as pernas curtas, excepcionais em velocidade e habilidades, como também uma grande quantidade de amor a oferecer aos seus devotos proprietários.

Historia: O Munchkin não é uma nova mutação. Gatos de pernas curtas foram registrados ao longo dos anos e ao redor do globo. Em um relatório de 1944, o veterinário britânico, Dr. HE Williams -Jones descreveu quatro gerações de gatos de pernas curtas, incluindo uma  gata preta de 8 anos que tinha uma  vida extremamente saudável. O relatório afirma que sua mãe , sua avó e progênie eram todos semelhantes e que a única diferença entre eles e gatos “normais” eram as pernas curtas . Esta linha de sangue desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial . O traço também foi visto em Stalingrado , em 1956 , na Nova Inglaterra , em 1970, e Louisiana na década de 1980 . Em 1983,  Sandra Hockenedel encontrou uma gata gestante de pernas curtas  que se tornou a base de criação para a raça que chamamos de Munchkin . Sandra deu o nome a ela de Blackberry. Sandra deu um filhote macho de uma das ninhadas de Blackberry, Toulouse, para sua amiga Kay LaFrance e foi a partir desses dois gatos que a raça foi criada usando gatos domésticos como um outcross para garantir um gene diversificado. A TICA aceitou o Munchkin em seu programa de desenvolvimento de uma nova raca em setembro de 1994. O programa acompanha os pedigrees dos gatos utilizados ​​na criacao da nova raça e monitora as estatísticas de reprodução de como a raça se desenvolve sob a supervisão de um  Comitê de Genética . Os dados de reprodução mostraram que as pernas curtas do gato seriam um fator dominante de herança como as do Corgi e as de um  Dachshund.  Após anos de desenvolvimento e observação, o Munchkin alcançou o status de Campeonato da TICA  eficaz em Maio de 2003.

Personalidade: Estes gatos sociáveis ​​são extremamente brincalhões e adoram correr, perseguir e brincar com seus brinquedos. Eles adoram companhia, inclusive de crianças, cães e outros animais de estimação, levando-lhes a uma perseguição alegre quando eles passam rapidamente correndo durante suas bricadeiras. Munchkins são extremamente curiosos e gostam de sentar sobre as suas patas traseiras como um coelho para ter uma visão melhor de algo que lhes chamou a atenção. Estes gatos auto-confiantes não deixam pedra sobre pedra como também nenhum canto inexplorado. Eles podem não saltar do chão até o topo da estante de livros em um único salto, mas eles vão mostrar as suas proezas de salto e inteligência à medida que encontrarem um caminho que os levarão ate lá só que em passos menores . Depois de conhecê-los, estes gatinhos adoráveis ​​vão capturar seu coração para sempre.  Características :  Encontramos Munchkins  tanto com o pelo curto quanto com o pelo longo e numa verdadeira paleta de cores e padrões . As cores e padrões foram introduzidos através do programa outcross que mantém a diversidade genética da raça. Em alguns casos, outras raças foram utilizadas ​​para introduzir alguma característica específica, porém, um Munchkin é uma raça única e não deve nunca  se parecer como uma versão  miniatura de alguma outra raça. Munchkins de pelo curto têm a pelagem de comprimento medio, adequada para qualquer tipo de temperatura, enquanto os de pelo longo têm a pelagem semi-longa e sedosa que também se adaptam a qualquer tipo de temperatura. São de tamanho pequeno para médio e pesam entre 2.2  e 4.0 kilos quando adultos. Além da característica  das pernas curtas eles se parecem com outros gatos normais. As pernas curtas são devido a uma mutação natural que encurta os ossos longos das pernas, semelhante ao que ocorre com os Corgis e os Dachshunds que os mantém com a estatura baixa. No entando a coluna dos gatos difere em estrutura das dos cães, em função disso o problema de coluna muitas vezes visto em cães de patas curtas não ocorre nos gatos. Qualquer duvida ou preocupação  quanto a mobilidade são facilmente esquecidos quando olhamos um Munchkin correndo com velocidade fazendo curvas bruscas seja la em qual brincadeira estiverem. O Grooming do pelo é rapido e facil. Os de pelo curto devem ser escovados uma vez por semana para remover os pelos  soltos e sem vida. Já os de pelo longo devem ser escovados duas vezes por semana para que  sejam removidos os pelos soltos e sem vida prevenindo a formação de nós na pelagem." Fonte: TICA - Tradução Gatil Martinelli

Características[editar | editar código-fonte]

É dócil, sociável e amável, se adaptando facilmente com crianças, outros gatos e até cachorros. É activo como outros gatos, mas não salta tão alto devido à pequena altura das suas pernas. É o único gato no mundo que possui pernas com um terço do tamanho normal e costas longas. Essa semelhança com o cão Basset Hound faz com que ele seja conhecido como o “gato basset”. O físico pode ser tanto de pêlo longo quanto curto, podendo ter várias cores.

Eles mantêm-se sobre as patas traseiras, com as dianteiras recolhidas, e sua corrida é semelhante a de um furão pois ele tem a capacidade de fazer “curvas fechadas”, o que faz com que eles sejam muito velozes. É comum vê-lo apoiado sobre as patas de trás como um hamster.

É bastante indicado para a vida em apartamento.

Variantes[editar | editar código-fonte]

  • Munchkin Standard (pernas curtas)
  • Munchkin Non Standard (pernas com comprimento normal)
  • Long Hair (pelo longo)
  • Short Hair (pelo curto)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

www.tica.org

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Munchkin (gato)