Museu Arqueológico Regional de Centuripe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Arqueológico Regional de Centuripe
Museu Arqueológico Regional de Centuripe
Tipo imóvel, museu de arqueologia, museu etnográfico, museum of a public entity
Visitantes 660, 2 745, 2 609, 2 580, 3 659
Acervo 1 600, 2 000
Área 400 metro quadrado, 750 metro quadrado
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 37° 37' 20.03" N 14° 44' 26.71" E
Mapa
Localização Centuripe - Itália
Patrimônio Herança nacional italiana

O Museu Arqueológico Regional de Centuripe exibe a maior[carece de fontes?] coleção de achados arqueológicos romanos no interior da Sicília, e está localizado na cidade de Centuripe, perto do Templo dos Augustales e de outros sítios arqueológicos. Depende do Polo Regional da Piazza Armerina, Aidone e Enna da Superintendência de Patrimônio Cultural e Ambiental da Enna.

Historia[editar | editar código-fonte]

Após as campanhas de escavação do início do século XX, nos anos vinte, o município de Centuripe, reunindo uma série de artefatos (embora sem referências contextuais precisas) e alguns obtidos a partir da primeira pesquisa arqueológica realizada pela Universidade de Catania ele ordenou uma coleção de artefatos constituindo seu próprio "Museu Cívico". As coleções foram mantidas na antiga sede do prédio municipal.

Em 1956, a administração municipal liderada pelo prefeito Scarlata aprovou um projeto para a construção de um museu em posição panorâmica em direção ao Monte Etna e ao vale do Simeto. O trabalho, entretanto, prosseguiu lentamente, finalmente parando por muitos anos até os anos oitenta do século XX. Um novo projeto desenvolvido pelo arquiteto Franco Minissi pôs em marcha o processo construtivo que durou mais uma vez. No final dos trabalhos, o material da coleção encontrou um novo arranjo mais adequado à importância da coleção de arte no novo grande edifício que foi inaugurado em dezembro de 2000.

As coleções do antigo museu cívico foram integradas às descobertas fornecidas pelas escavações realizadas desde 1968 pela Superintendência do Patrimônio Cultural. No entanto, um grande número de artefatos e uma grande parte da coroplástica centuripina permanecem no Museu Arqueológico Regional Paolo Orsi em Siracusa .

O Museu apresenta a história da cidade desde tempos remotos até a sua destruição com cerca de 3000 artefatos.

Estrutura do Museu[editar | editar código-fonte]

O museu é dividido em diferentes níveis.

Andar 1[editar | editar código-fonte]

O plano documenta os locais de habitação, atividades econômicas, achados com esculturas romanas significativas. Além disso, a terracota local do período helenístico com máscaras e estátuas que expressam o alto nível técnico alcançado e o tipo original de formas e objetos. O espaço central é destinado ao complexo Augusteum Uma refinada estátua helenística de Musa (época II aC-I d.C) (da coleção municipal descontextualizada). Uma colossal cabeça do imperador Adriano (século II) encontrada na área de Difesa. Esculturas do edifício Augustali, representando membros da família imperial e imperadores. Um excepcional tronco de mármore, provavelmente de Augusto, vindo do Augusteum. Estátua feminina sem cabeça com roupas que envolve o corpo com cortinas artificiais. Interessante a presença de algumas Columbarias cuja presença na Sicília é tradicionalmente limitada enquanto a Centuripe se encontram em alta quantidade e no museu algumas estão expostas. Os Columbários levam o nome do falecido e foram geralmente encontrados no túmulo da família.

Mezanino[editar | editar código-fonte]

Material da antiga coleção municipal sem dados de escavação. Repertório de falsificações, de materiais escavados ilegalmente e recuperados.

Andar 2[editar | editar código-fonte]

Material da Necrópole, equipamento funerário, exibição dos ritos e costumes da época.

Andar 3[editar | editar código-fonte]

O espaço é dedicado a exposições temporárias.

Galeria de imagens do Museu[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]