Museu Bob Marley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Bob Marley
Tipo museu biográfico, casa natal
Inauguração 1987 (30 anos)
Website oficial
Geografia
Coordenadas 18° 1' 10.61" N 76° 46' 47.40" O
Cidade Kingston
País Jamaica

O Museu Bob Marley fica em Kingston, Jamaica, e é dedicado ao músico de reggae Bob Marley.[1] Localiza-se ao número 56 da Hope Road, Kingston 6, antiga residência do cantor[2]. O museu oferece a oportunidade de conhecer informações sobre o cantor, sua vida e sua música, a partir de objetos, exposições e peças pessoais. [3]

A propriedade possui um teatro com capacidade para 80 lugares, uma galeria fotográfica, uma loja de presentes como camisetas, cartazes e CDs, além de outras lembranças Bob Marley, bem como itens da Jamaica e uma cafeteria[4].

O local remonta a época em que o cantor viveu na casa. Todos os móveis e quartos estão posicionados e organizados da mesma maneira há anos, exatamente como Bob Marley deixava[5].

Há itens como os discos de Ouro e Platina que o cantor jamaicano recebeu, um estúdio de gravação, um holograma em tamanho natural de seu “One Love Peace Concert” e seu Grammy Lifetime Achievement Award, de 1978, entre outros itens[6].

História[editar | editar código-fonte]

A casa em que o cantor viveu, e que hoje abriga o museu em sua homenagem, foi comprada por Bob Marley em 1975 e foi transformada em museu pela sua esposa, Rita Marley, 12 anos depois, após sua morte. [7] Em 2006, a casa do cantor foi considerada pelo governo da Jamaica, como parte do patrimônio nacional. [8]

O local foi também a sede da gravadora Tuff Gong, fundada pelo grupo de Marley, The Wailers, em 1970. Foi nesta casa que, em 1976, ocorreu uma tentativa frustrada de assassinato a Bob Marley[9].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.