Museu Chileno de Arte Pré-colombiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Chileno de Arte Pré-colombiana
Museu Chileno de Arte Pré-colombiana
Edifício do museu
Tipo museu de arte
Inauguração 10 de dezembro de 1981
Diretor Cecilia Puga
Website https://museo.precolombino.cl/
Geografia
País  Chile
Cidade Santiago
Coordenadas 33° 26' 20" S 70° 39' 08" O

O Museu Chileno de Arte Pré-colombiana (em espanhol: Museo Chileno de Arte Precolombino) é uma instituição cultural público-privada fundada em 10 de dezembro de 1981[1] localizada no centro histórico de Santiago do Chile. O museu foi fundado pelo arquiteto e colecionador chileno Sergio Larraín García-Moreno, ao buscar locais para a exposição e preservação de sua coleção particular de artefatos pré-colombianos adquiridos por cerca de cinquenta anos.

O museu tem doze galerias[2] com duas exposições permanentes – Américas Pré-colombianas na Arte e Chile antes do Chile – divididas por área cultural, e três galerias reservadas para exposições temporárias. Também possui uma biblioteca especializada em arte pré-colombiana, arqueologia, antropologia e pré-história das Américas, com um acervo de aproximadamente 10,000 livros, 500 títulos de periódicos e 2,000 textos complementares. Os visitantes também podem consultar o Arquivo Audiovisual do Patrimônio Imaterial, com mais de dez mil itens que incluem vídeos e filmes documentais, fotografias, músicas, faixas de áudio e artigos em PDF. No website oficial é possível fazer download de audioguias em português para usar durante a visita.[3]

Acervo[editar | editar código-fonte]

A coleção do museu possui mais de 10,000 peças[4] provenientes de diversos povos originários da cultura pré-colombiana, cerca de 3,000 dessas em exposição permanente e o restante armazenadas. O acervo foi adquirido com base na qualidade estética dos objetos, e não no seu contexto científico ou histórico. A coleção está dividida em áreas culturais:

  • Área Mesoamérica

Inclui uma estátua de Xipe Totec, um incensário da cultura Teotihucan e um baixo-relevo maia.

  • Área Intermediária

As peças de exposição incluem cerâmica do povo Valdivia e figuras de Capuli mascando folha de coca. Objetos de ouro das culturas Veraguas e Diquis também estão representados.

  • Área Andes Centrais

Apresenta máscaras e figuras de cobre, muitas das quais foram retiradas de sepulturas. Nesta área encontra-se o tecido mais antigo do museu, com quase 3.000 anos, da cultura Chavín.

  • Área Andes do Sul

Esta coleção apresenta peças modernas chilenas e argentinas, como urnas de cerâmica da cultura Aguada, bandejas de rapé da cultura San Pedro e um quipu inca.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Página oficial do museu com informações gerais da história da instituição em espanhol. Acesso em: 8 de dezembro de 2023.
  2. Página oficial do museu com informações gerais em inglês. Acesso em: 9 de dezembro de 2023.
  3. Visitando o Museu de Arte Precolombino em Santiago, Vida sem Paredes. Atualizado em 17 de dezembro de 2021. Acesso em: 9 de dezembro de 2023.
  4. Catálogo do acervo completo do museu. Acesso em 9 de dezembro de 2023.