Museu Correr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Correr
Palazzo reale di venezia, salone da ballo, 02.jpg, "Venice museum" (12932303203).jpg
Tipo museu de arte
Inauguração 1836 (185 anos)
Visitantes 286 454
Operador(a) Fondazione Musei Civici di Venezia
Website oficial
Geografia
Coordenadas 45° 26' 2.16" N 12° 20' 13.66" E
Localidade Praça de São Marcos
Localização Veneza
País Itália
As cortesãs ou As duas mulheres, obra de Vittore Carpaccio, c. 1490, óleo sobre tela, 94 × 64 cm, exposta no Museu Correr.
Esquisso de Francesco Bagnara para encenação de Lucia di Lammermoor em La Fenice, Aguarela, 18 × 27 cm, Museu Correr.

O Museu Correr é o museu municipal de Veneza (Itália), situado na praça de São Marcos, em frente à basílica homónima, e ocupa uma parte da Ala Napoleónica das Procuratie Nuove desenhada por Vincenzo Scamozzi. Este último é um edifício burocrático que ocupa três quartos da praça. A Ala Napoleónica foi construída depois dos ocupantes franceses saquearem a pequena igreja de San Gimigniano que estava frente à opulenta basílica.

O museu deve o seu nome a Teodoro Correr (1750 - 1830), um magnata descendente de uma das mais antigas famílias venezianas, que legou em 1830 a sua coleção de obras de arte à cidade de Veneza. O museu tem um coleção de arte, documentos, objetos antigos e mapas que refletem a história e a vida quotidiana de Veneza ao longo dos séculos. A Ala Napoleónica tem uma sumptuosa decoração neoclássica e alberga uma notável coleção de obras de Antonio Canova, de Giambattista Pittoni (A morte da virgem, Adorazione dei pastori, Adorazione dei magi, Ritrovamento di Mosè y Presentazione del tempio), de Vittore Carpaccio, de Giovanni Bellini e de Antonello da Messina. Conserva igualmente seis grandes volumes com esquissos das decorações realizadas por Francesco Bagnara para o Teatro de La Fenice.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu Correr