Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - MACS
Tipo Arte Contemporânea
Inauguração 2011
Diretor Fábio Magalhães
Website http://www.macs.org.br/
Geografia
Localidade SorocabaSorocaba bandeira.jpg,SP  Brasil

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - MACS é uma instituição privada municipal cultural, artística e educativa, espaço dinâmico e plural que prioriza a difusão das artes visuais. Seu acervo tem foco na arte contemporânea brasileira e abarca as mais variadas tendências artísticas e contemporâneas. Localiza-se no edifício anexo à Estação Ferroviária de Sorocaba, na Avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, estado de São Paulo, Brasil.[1].

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba é gerido pela AECA (Associação de Educação, Cultura e Arte) e conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Sorocaba e da Secretaria Municipal de Cultura além da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto prevê a ocupação do edifício, através de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura. O museólogo Prof. Dr. Fábio Magalhães é responsável pelo projeto museológico e Diretor Artístico, e o arquiteto Pedro Mendes da Rocha, autor do projeto arquitetônico do museu.

No projeto do museu constam quatro salas expositivas: sala de exposições temporárias com 360 m²; sala climatizada (futuro acervo) com 200 m²; galeria para artes gráficas e fotografia com 50 metros lineares de painéis; praça de esculturas e instalações com 800 m². Na parte externa terá Jardim de Esculturas e um pequeno auditório ao ar livre, além de espaço para atividades de arte educação e de áreas de lazer. O edifício terá ainda salas para administração, recepção, atendimento ao público, sala de reuniões, biblioteca, reserva técnica e um auditório com capacidade de 124 lugares, para eventos, seminários e conferências e, no futuro, para projeção de filmes e vídeos[1]

A Estação Ferroviária de Sorocaba foi inaugurada em 1875. A Estrada de Ferro Sorocabana teve grande importância para o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o final do século XIX e o início do século XX. A Prefeitura de Sorocaba recebeu da antiga Rede Ferroviária Federal, em 2006, o direito de uso do prédio histórico e dos dois armazéns anexos.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências