Museu de Fortaleza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Farol do Mucuripe - Antigo Museu de Fortaleza.
Farol de Mucuripe (Fortaleza), no seu estado de 10 de março de 2016

O Museu de Fortaleza estava localizado no Farol de Mucuripe, construído entre os anos de 1840 a 1846, pelos escravos, em alvenaria, madeira e ferro. Ele representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza. Foi durante muito tempo, referência para embarcações que aqui aportavam, porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957.

No período de 1981 a 1982, recebeu sua mais significativa reforma a fim de abrigar o Museu do Jangadeiro, atual Museu do Farol, cujo acervo faz referência a Fortaleza Colônia, e o Ceará província do Brasil Império. O museu abrigava peças e acervo sobre os principais momentos e acontecimentos que marcaram a capital cearense: reproduções, desenhos, fotografias, documentos, ilustrações, trechos de romances e relatos de visitantes.

Tombado pelo SPHAN, o farol fazia parte do Patrimônio Histórico, tendo sido um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Fortaleza.

Hoje o farol de Mucuripe está tristamente abandonado e cai em ruinas. Fica localizado Avenida Vicente de Castro, S/N - Servi Luz, Fortaleza, Ceará, Brasil.