Museu de História das Ciências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu de História das Ciências
Museu de História das Ciências
Tipo museu, museu de tecnologia, instituição de memória
Inauguração 1964 (60 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 6°9'_N_6_9_0_E 46° 13' N, 6°9'" N 6° 9' E{{#coordinates:}}: latitude inválida
Mapa
Localidade Villa Bartholoni
Localização Petit-Saconnex - Suíça
Patrimônio Patrimônio cultural suíço de importância nacional

O Museu de História das Ciências de Genebra, na Suíça, reconta o passado científico da cidade que se destacou no século XVIII, incluindo a vida de cientistas nascidos no local[1]. Contém uma coleção permanente de instrumentos científicos antigos produzidos pelos cientistas Colladon, De Saussure, De la Rive [2].

O museu encontra-se no parque Pérola do Lago na chamada Vila Bartholoni edifício que foi a habitação de François Bartholoni melomano e grande benemérito de Genebra [3].

As coleções presentes no museu têm a intenção de explicar a evolução da astronomia, microscopia, gnomonia, eletricidade, meteorologia, entre outros.[1] Focado também para os visitantes que não possuem muito conhecimento em ciência e suas derivações, há experimentos simples, os quais até crianças conseguem entender e interagir[4].

História[editar | editar código-fonte]

O museu foi criado em 1964 pela Associação de Museus e Revolução Histórica das Ciências, após uma exposição de história da ciência no Museu Rath.[5] Uma vez aberto, o Instituto Suíço de Física doou seus instrumentos históricos à coleção[5]. Jacques Ayer é diretor do museu desde 2012.[5]

Inicialmente afiliado ao Museu de Arte e de História de Genebra, mais tarde, em 2006, foi vinculado ao Museu de História Natural de Genebra.

Referências

  1. a b «Musée d'histoire des sciences». www.geneve.com. Consultado em 22 de setembro de 2017 
  2. «RRSciences» (em francês) 
  3. «GE-Tourisme: Museu de História das Ciência» (em francês) 
  4. «The History of Science Museum Geneva | Geneva.info». www.geneva.info. Consultado em 22 de setembro de 2017 
  5. a b c économique, Monde Economique, magazine suisse d’information et d’actualité. «Interview de Jacques Ayer, Directeur du Muséum d'histoire naturelle». Monde-Economique.ch (em francês). Consultado em 22 de setembro de 2017. Arquivado do original em 23 de setembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.