Museu do Ciclismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu do Ciclismo
Museu do Ciclismo
Tipo museu
Geografia
Coordenadas 39° 24' 10.937" N 9° 8' 2.842" O
Mapa
Localização Caldas da Rainha - Portugal
Museu do Ciclismo, Caldas da Rainha.
Museu do Ciclismo, Caldas da Rainha: cartaz.

O Museu do Ciclismo localiza-se na Rua de Camões nº 57, junto ao Parque D. Carlos I, na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, cidade e Concelho das Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, em Portugal.

Foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999 e reúne peças relativas à história do ciclismo no país.

É gerido pela Associação para o Desenvolvimento do Ciclismo (ADC), integrada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Sporting Clube das Caldas. A ADC tem também como função a dinamização do ciclismo, a divulgação da história do ciclismo através da realização de ações de promoção da modalidade, recolha de espólio e registo histórico do ciclismo, formação técnico-pedagógica na área do ciclismo e do uso da bicicleta, dinamização de provas desportivas, edições de publicações na área velocipédica, divulgação da história através da organização de exposições, colóquios e seminários, entre outras.[1]

A coordenação do museu está a cargo de Mário Lino, nome conceituado na história e promoção do ciclismo, no Concelho das Caldas.

Está patente, desde 30 de Maio de 2009, no 1º andar do edifício, a Exposição de Ciclismo. Ela é composta por documentos que datam de 1901 ("Cycloclub Caldense"), da I Porto-Lisboa (1911), das cinco primeiras provas da Volta a Portugal (1927 a 1934), e de personalidades contemporâneas do ciclismo.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu do Ciclismo

Notas

  1. Caldas irá transportar a história do Ciclismo. in: Revista Municipal Caldas da Rainha. Maio 2003, p. 25.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.