Nakasendō

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ishidatami (pavimento de pedra) original de Nakasendō.
Fukushima-juku (福島宿), a trigésima sétima estação das sessenta e nove estações de Nakasendō.

A Nakasendō (中山道?) também conhecida por Kisokaidō (木曾街道?), foi uma das cinco rotas do período Edo, e uma das duas que conectavam Edo (atual Tokyo) com Kyoto no Japão. Nela havia 69 estações entre Edo e Kyoto, atravessando as províncias de Musashi, Kōzuke, Shinano, Mino e Ōmi.[1] Para além de Tóquio e Kyoto, a Nakasendō atravessa as prefeituras modernas de Saitama, Gunma, Nagano, Gifu e Shiga e possui um comprimento total de aproximadamente 534 km.

Ao contrário do litoral Tokaidō, a Nakasendō dirige-se para o interior, daí o seu nome que pode ser traduzido como "rota no centro da montanha" (ao contrário de Tōkaidō, que pode ser traduzido como "rota do mar oriental"). Sendo uma estrada bem conseguida para a época, muitas eram as pessoas de alto renome que por ela viajavam, incluindo o mestre Matsuo Bashō. Muitas pessoas, incluíndo mulheres preferiam utilizar a estrada por forma a evitar atravessar rios.[2] [3]

Referências

  1. Nakasendou Jouhou. (en japonés) NEC Corporation.
  2. Yama to Keikoku Publishing (2006). Nakasendō o Aruku (Revised ed.). Osaka: Yama to Keikoku Publishing. ISBN 4-635-60037-8.
  3. Japan Atlas: Nakasendo.