Naoko Yamazaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Naoko Yamazaki
Astronauta da JAXA
Nacionalidade Japão japonesa
Nascimento 27 de dezembro de 1970 (48 anos)
Matsudo, Japão
Missões STS-131
Insígnia da missão Insígnia STS-131

Naoko Yamazaki (Matsudo, 27 de dezembro de 1970) é uma astronauta e engenheira japonesa.

Formada em engenharia aeroespacial pela Universidade de Tóquio, foi selecionada pelaJAXA, a agência espacial japonesa, para fazer o curso de treinamento básico de astronautas para a ISS da NASA em 1999, qualificando-se em setembro de 2001. Na agência espacial norte-americana, participou como astronauta do treinamento para a Estação Espacial Internacional e como engenheira no desenvolvimento de hardwares operacionais do Módulo de Experiências Japonês.

Em maio de 2004 completou o curso de engenheira de voo nas naves russas Soyuz-TMA, no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, próximo a Moscou, Rússia. Retornando aos Estados Unidos, qualificou-se como especialista de missão, após curso de treinamento na NASA.

Trabalhando desde então no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, em 5 de abril de 2010 ela se tornou a segunda mulher japonesa a ir ao espaço,[1] como tripulante da STS-131 Discovery, em missão de duas semanas na ISS.

Referências

  1. «Japan Aerospace Exploration Agency». Consultado em 14 de abril de 2010. Arquivado do original em 13 de dezembro de 2009 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Naoko Yamazaki

Ligações externas[editar | editar código-fonte]