Centro de Treinamento de Cosmonautas Iuri Gagarin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do complexo do Centro

O Centro de Treinamento de Cosmonautas Iuri Gagarin(pt-BR) ou Centro de Treino de Cosmonautas Iuri Gagarin(pt-PT?) é o centro de treinamento de cosmonautas da Rússia, inaugurado em 11 de janeiro de 1960 na Cidade das Estrelas, a nordeste de Moscou, e assim chamado em 1969 com o nome do primeiro homem a ir ao espaço, Iuri Gagarin, falecido num acidente de avião no ano anterior.

O centro pertence e é dirigido pelo Ministério da Defesa da Rússia em cooperação com a Agência Espacial Federal Russa. Em suas instalações, são treinados cosmonautas russos, de repúblicas vizinhas que integravam a ex-União Soviética e de outros países diversos, para as missões espaciais do programa espacial russo. Ele também é a maior das três unidades de cosmonautas do pais e mais da metade dos cosmonautas do país pertence a esta unidade.

No passado, o centro também treinava cosmonautas de países que integravam o bloco soviético no programa chamado de Intercosmos, visando uma política de boas relações tecnológicas com seus aliados e que teve seu começo no programa conjunto russo-americano Apollo-Soyuz em 1975. O Intercosmos viria a integrar cosmonautas de outros países não alinhados à União soviética como Índia e França e construiu uma boa base para uma contínua cooperação espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos nas operações conjuntas no espaço e em preparação para as expedições ônibus espacial-Mir e à ISS após a desintegração da URSS nos anos 90.

As instalações do centro incluem:

Módulo de treinamento da Soyuz-TMA.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Centro de Treinamento de Cosmonautas Iuri Gagarin