Nepenthes rajah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaNepenthes rajah

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Eudicotiledôneas
Ordem: Caryophyllales
Família: Nepenthaceae
Género: Nepenthes
Espécie: N. rajah
Nome binomial
Nepenthes rajah
Hook.f.
Distribuição geográfica
(Círculo verde) Monte Kinabalu e Monte Tambuyukon, no norte de Bornéu
(Círculo verde) Monte Kinabalu e Monte Tambuyukon, no norte de Bornéu

Nepenthes Rajah H. é uma planta carnívora da família das nepentáceas. É uma espécie endêmica do Monte Kinabalu e também do Monte Tambuyukon em Sabah, Bornéu.[1] A N. Rajah cresce exclusivamente sobre substratos de serpentina, particularmente em áreas de infiltração, onde o solo é solto e permanentemente úmido. A espécie vive numa faixa de 1.500 a 2.650 metros de altitude ao nível do mar sendo uma planta altiplana ou sub-alpina. Devido à sua distribuição localizada, N. Rajah é classificada como uma espécie em perigo pela IUCN e listado no Anexo I do CITES.

Afloramentos ultramáficos (amarelo) no Parque Nacional de Kinabalu (verde).
Um lagarto que ficou preso no jarro da N. rajah.

Registros históricos[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, exemplares foram coletados por Hugh Low no monte Kinabalu em 1858, e descrito no ano seguinte por Joseph Dalton Hooker, que o nomeou de James Brooke, o primeiro rajá branco de Sarawak, Índia. Hooker chamou de "uma das plantas descobertas mais marcantes".[2]

Desde que foi introduzido para o cultivo em 1881, N. Rajah sempre foi uma das mais procuradas. Por um longo tempo, a planta era raramente vista em coleções particulares, devido à sua raridade, preço e exigências especiais crescentes. No entanto, recentes avanços em tecnologia de cultura de tecidos resultaram na queda dos preços dramaticamente, e N. Rajah é agora relativamente difundida no cultivo.

Características Morfologicas[editar | editar código-fonte]

N. Rajah é famosa pela sua trepadeira em forma de jarro, que pode crescer até 35 cm de altura e 18 cm de largura.[1] Esta planta consegue absorver 3,5 litros de água [3] e 2,5 litros de líquido digestivo, tornando-se, provavelmente, o maior do gênero em volume. Outra característica morfológica do N. Rajah é a penhora de folhas peltadas de lâmina e gavinha, que está presente em apenas algumas outras espécies.

A planta pode ocasionalmente prender pequenos vertebrados e até pequenos mamíferos, como ratos nas armadilhas em forma de jarro[4]. É uma das duas únicas espécies de Nepenthes documentadas como capturadores de insetos, vertebrados, como sapos, lagartos, aves e mamíferos, a outra espécie é Nepenthes rafflesiana.

Outra característica fundamental do N. Rajah é a relativa facilidade com que pode se hibridizar na natureza.[5] Híbridos entre elas e todas as outras espécies de Nepenthes no monte Kinabalu foram registrados. No entanto, devido seu crescimento natural lento, alguns híbridos foram artificialmente produzidos por enquanto.

Referências

  1. a b Clarke 1997, p. 122-123.
  2. Hooker 1859
  3. «Plantas no formato de jarro» (PDF). Consultado em 5 de dezembro de 2010. Arquivado do original (PDF) em 26 de maio de 2006 
  4. Phillipps 1988, p. 55.
  5. «Planta-jarro - Nepenthes spp». Jardineiro.net. Consultado em 16 de agosto de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nepenthes rajah