Nhamatanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nhamatanda
Cidade e Município de Moçambique Moçambique

Dados gerais
Província Sofala
Distrito Nhamatanda (distrito)
Posto(s) administrativos(s) Nhamatanda
Município(s) Nhamatanda
Características geográficas
População 20 000 hab. (1997)

Nhamatanda está localizado em: Moçambique
Nhamatanda
Localização de Nhamatanda em Moçambique
19° 16' 00" S 34° 13' 00" E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Projecto África  • Portal de Moçambique

Nhamatanda é uma cidade na Província de Sofala, centro de Moçambique. É o centro administrativo do Distrito de Nhamatanda.[1] encontra-se ao longo do Corredor da Beira, entre Harare, no Zimbábue e Beira, a segunda maior cidade de Moçambique.

Nome[editar | editar código-fonte]

Nhamatanda teve muitos nomes. No início de sua história, ela era conhecido como "Bambu Crick". No dialeto local de Chisena, isso significa "Senhor Crick" - uma referência a um Britânico, proprietário de terras na área. Falantes de inglês, no entanto, se referem ao lugar como "Bamboo Creek", uma referência a um pequeno rio, perto da cidade. Que nome veio o primeiro é desconhecido, e muitos moradores da área referem-se variavelmente a essas diferentes histórias.

Nova Fontesvila, o nome dado para o lugar pelos portugueses (que habitavam a região, juntamente com o Britânico), foi fundada em 1898 e nomeado após a Fontes Pereira de Melo, um marquês português. Os nomes da Nova Fontesvila e Bambu Crick existiam simultaneamente.

Na década de 1920, a cidade de Nova Fontesvila foi oficialmente renomeado para "Vila Machado", uma referência ao engenheiro português responsável pela construção da estrada de ferro da Beira para Harare. Machado e muitos Moçambicanos residentes da área referem-se ao fato de que a ferrovia foi construída por meio de um grande bosque de árvores que precisaram ser cortadas pelos trabalhadores africanos.

O nome atual, Nhamatanda, foi dado em 1975, a independência de Moçambique. Ele deriva do nome do rio, perto da cidade e do distrito. Em Chisena, a palavra de Nhamatanda, pode ser derivada a partir de palavras com o significado de "grandes troncos", é dito que o rio era forte o suficiente para passar grandes troncos de seu comprimento, antes da construção de barragens.

Referências[editar | editar código-fonte]