Niala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaNiala
Duas fêmeas

Duas fêmeas
Estado de conservação
Status iucn2.3 CD pt.svg
Dependente de medidas de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Bovinae
Género: Tragelaphus
Espécie: T. angasii
Nome binomial
Tragelaphus angasii
Gray, 1848

A niala (Tragelaphus angasii) é uma espécie de antílopes de tamanho médio da ordem Artiodactyla, família Bovidae. Os cornos em forma de lira apenas estão presentes nos machos e são semelhantes aos da sitatunga (Tragelaphus spekei), ou seja, longos (com 83 cm), espessos e com uma torção longitudinal. A pelagem é castanho-escura nos machos e castanho-avermelhada nas fêmeas, apresentando riscas brancas verticais no dorso, muito mais marcadas nas fêmeas, e pequenas pintas brancas nas coxas. Os machos adultos são muito maiores do que as fêmeas e apresentam ainda uma risca branca entre os olhos. As nialas machos são os únicos antílopes africanos que possuem uma longa franja de pêlos no dorso, na garganta.

Encontram-se no Sul do Malawi, no Sudeste do Zimbabwe, no Sul de Moçambique (onde é chamado inhala) e na África do Sul. Vivem em savanas, junto a cursos de água e em zonas de vegetação densa.

Ícone de esboço Este artigo sobre bovinos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.