Nicolau IV de Constantinopla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nicolau IV Muzalon)
 Nota: Para o papa de mesmo nome, veja Nicolau IV.
Nicolau IV de Constantinopla
Nascimento década de 1070
Morte 1152
Cidadania Império Bizantino
Ocupação ministro
Religião cristianismo ortodoxo

Nicolau IV de Constantinopla (em grego: Νικόλαος Μουζάλων), dito Muzalon (sobrenome de sua família), foi o patriarca grego ortodoxo de Constantinopla entre dezembro de 1147 e março ou abril de 1151.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Nicolau nasceu por volta de 1070 e provavelmente iniciou a sua carreira ensinando os Evangelhos. O imperador bizantino Aleixo I Comneno (r. 1081-1118) o apontou como arcebispo de Chipre, mas ele abdicou da função por volta de 1110. Ele passou os próximos trinta e sete anos no mosteiro de São Cosme e Damião, no subúrbio de Cosmídio em Constantinopla (atual bairro de Eyüp).

Ele foi eleito para o trono patriarcal em 1147 para substituir o patriarca Cosme II, que foi deposto acusado de bogomilismo (por sua relação com o monge Nifão). Sua eleição, porém, provocou uma considerável controvérsia: sua validade canônica foi questionada, uma vez que ele tinha renunciado voluntariamente à sua sé episcopal anterior. Eventualmente, ele acabou sendo forçado a renunciar esta também, vindo a morrer no ano seguinte, em 1152.

Ele escreveu diversas obras teológicas, entre elas um tratado refutando a Filioque endereçado a Aleixo I e uma vívida defesa poética de sua primeira abdicação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Nicolau IV de Constantinopla
(abdicou)

(1147-1151)
Precedido por:

Patriarcas grego ortodoxos de Constantinopla

Sucedido por:
Cosme II 112.º Teódoto II

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kazhdan, Alexander, ed. (1991), Oxford Dictionary of Byzantium, ISBN 978-0-19-504652-6 (em inglês), Oxford University Press, pp. 1467–1468