O Amor É um Sonho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Amor É um Sonho
Informação geral
Formato minissérie
Género Comédia romântica
Criador(es) Diogo Tomás
Elenco Sara Prata
José Carlos Pereira
Rita Martins
Rodrigo Saraiva
Cristóvão Campos
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 4
Produção
Diretor(es) António Borges Correia
Afonso Pimentel
Produtor(es) Miguel Cotrim
Exibição
Emissora original TVI
Transmissão original 28 de maio de 2011 - 4 de junho de 2011

O Amor É um Sonho é uma minissérie portuguesa do género comédia romântica,[1]escrita por Diogo Tomás, transmitida pela TVI de 28 de maio de 2011 a 4 de junho, num total de 4 episódios.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Lídia é uma jovem mulher desacreditada no amor, que vive confortável no meio do stress que se estende à sala de redação onde diverte os colegas com o seu sarcasmo, aos eventos sociais que frequenta e ao caos da sua casa. Lídia ridiculariza as ideias românticas e está constantemente a desacreditar as histórias sentimentais da amiga Amélia que, contudo, acredita haver um coração de manteiga por detrás da fachada fria e pragmática de Lídia. J Um dia, Lídia assiste a uma palestra de Vasco, um ativista que a fascina instantaneamente. Quando Vasco sai da sala, Lídia tenta levantar-se mas desmaia. Amélia aconselha-a a ir ao médico, mas as análises não acusam nada. Lídia escreve um artigo inspirador sobre o discurso de Vasco e, após ter sido publicado, recebe flores do ativista, assim como um convite para uma outra palestra. Lídia não falta. Mais uma vez, fica deslumbrada e desmaia quando Vasco lhe diz “Olá!”.

Lídia consulta uma Psicóloga, que chega à conclusão de que Lídia está apaixonada. Lídia acha o diagnóstico ridículo e discute com a Psicóloga, mas a médica é clara: Lídia sofre de narcolepsia catalepsia, ou seja, adormece quando se exalta ou emociona e, no caso, é claro que a emoção que sente se deve à sua paixão por Vasco.

Lídia fica angustiada porque quer aproximar-se de Vasco mas o seu corpo falha quando isso está prestes a acontecer. Vasco começa a nutrir não só uma preocupação como um fascínio por Lídia. Cansada desta nova perturbação que sente na sua vida, Lídia anuncia a Vasco que não o quer ver mais. Vasco insiste, mas Lídia resiste. Com o afastamento, a vida de Lídia a princípio parece melhorar pois já não desmaia. Contudo, numa sessão com a psicóloga, esta pergunta-lhe se o facto de ter deixado de ter desmaios a torna mais feliz. Nos dias seguintes, Lídia adoece e deixa de ir à redação, passando a escrever a partir de casa. É a amiga Amélia que acaba por a visitar e a tenta tirar da apatia. Lídia resiste e centra-se apenas em si mesma e volta a trabalhar como dantes.

Quando Lídia sabe por terceiros que Vasco desistiu das causas que defendia por estar com uma depressão, sente-se culpada e decide intervir. Tenta contactá-lo mas sem sucesso, até que decide ir à sua casa onde um vizinho a informa que ele foi de viagem e não deve voltar. Lídia e Amélia apressam-se para apanhar Vasco no aeroporto. Quando o encontra e se prepara para revelar o seu segredo, Lídia desmaia e adormece.

Lídia acorda e Vasco está com ela. Amélia explicou-lhe a situação e está ali para apoiar Lídia. Por muito que adormeça, sabe que o tem ali ao lado.

Lídia e Vasco tornam-se um casal feliz, aprendendo a lidar com as peripécias que resultam dos desmaios de Lídia. Até ao dia em que os desmaios escasseiam. Lídia consulta a psicóloga e expõe o seu dilema: se não desmaia é porque já não o ama? A psicóloga explica-lhe a diferença entre amor e paixão e a inevitabilidade da rotina.

Lídia e Vasco conversam sobre a falta de desmaios. Ele quer que ela desmaie, por mais estranho que isto possa parecer, e ela também. Decidem que têm de fazer algo por isso e Vasco pergunta se podem começar imediatamente e pede-a em casamento, entregando-lhe um anel. Lídia desmaia…

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vera Valadas Ferreira (25 de maio de 2011). «"O Amor é um Sonho" chega à TVI». Destak. Consultado em 30 de junho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]