Saltar para o conteúdo

O Delfim (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Delfim)
 Nota: Este artigo é sobre o romance. Para o filme, veja O Delfim (filme).
O Delfim
Autor(es) José Cardoso Pires
Idioma português
País Portugal Portugal
Editora Moraes
Lançamento 1968
ISBN 972-20-1654-7
Cronologia
O Hóspede de Job
Dinossauro Excelentíssimo

O Delfim (1.ª ed. Moraes Editores, Lisboa, 1968) é uma obra do escritor português José Cardoso Pires, publicada pela primeira vez no ano de 1968. Foi adaptado ao cinema pelo cineasta Fernando Lopes. É geralmente considerada a obra-prima de Cardoso Pires.

Cá estou. Precisamente no mesmo quarto onde, faz hoje um ano, me instalei na minha primeira visita à aldeia e onde, com divertimento e curiosidade, fui anotando as minhas conversas com Tomás Manuel da Palma Bravo, o Engenheiro.

Assim começa esta obra tão relevante para a literatura portuguesa[1].

A história tem início com a chegada de um pacato escritor à aldeia da Gafeira (aldeia fictícia)[2]. Esta, à semelhança de tantas outras, é uma terra marcadamente rural onde predomina uma mentalidade tradicionalista e tipicamente provinciana. Não é por isso de admirar que o misterioso caso da morte da mulher e do criado do conceituado engenheiro Tomás Manuel da Palma Bravo dê asas a todo o tipo de comentários e especulações por parte dos populares. É neste ambiente que é recebido o escritor que nos narra a história. Este é um homem que pertence claramente a um contexto mental diferente do partilhado pelos habitantes da Gafeira e apenas o seu gosto pela caça o faz deslocar-se a esta povoação. Estas mortes peculiares fazem-no porém recordar os tempos em que era visita da casa de Tomás Manuel e despontam no seu interior uma certa curiosidade em descobrir mais sobre o trágico fim da enigmática esposa Maria das Mercês e de Domingos, o fiel servente da casa Palma Bravo.

  • Narrador
  • Engenheiro Tomás Manuel da Palma Bravo
  • Domingos
  • Maria das Mercês
  • Velho cauteleiro
  • Hospedeira da pensão
  • Vizotto, Maria Aparecida Abelaira (1980). O Jogo e a Máxima em "O Delfim" de José Cardoso Pires. Tese de doutoramento sobre literatura portuguesa, Faculdade Letras da Universidade de São Paulo, orientação de Nelly Novaes Coelho.

Referências

  1. «Os 12 melhores livros portugueses dos últimos 100 anos». www.revistaestante.fnac.pt. Consultado em 27 de outubro de 2016 
  2. «"O Delfim", de José Cardoso Pires». RTP Ensina. Consultado em 15 de abril de 2024 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.